O melhor pedaço da Maçã.

Programa de desenvolvimento para iOS da Apple muda de nome e chega oficialmente à PUCRS

Logo BEPiD

Em julho nós divulgamos no MacMagazine o BiDUP, um programa do Instituto Eldorado em parceria com a Apple que tem a finalidade de capacitar 100 alunos de graduação (de cursos na área de tecnologia da informação e comunicação) para que se tornem desenvolvedores de iOS. Depois, descobrimos que a iniciativa também estava acontecendo em outras instituições (Senac, Mackenzie, PUCPR e PUCRS), sendo o Instituto Eldorado o único a aceitar alunos de fora.

Publicidade

Essa diferenciação acontece pois, pelo que soubemos, cada uma das instituições estipula as regras que quiserem — inclusive outras estão negociando a entrada no programa com a Apple. Contudo, parece que o Instituto Eldorado e a PUCRS são mesmo, até o momento, as parceiras oficiais da Maçã nesse projeto.

Site do BEPiD

Antes chamado de BiDUP, o programa mudou de nome (agora é BEPiD) e, na página inicial, vemos apenas as duas instituições listadas, o que nos faz acreditar que a parceria delas com a Apple deve ter outros diferenciais se comparada com as de outras instituições.

BEPiD

Se você é criativo, motivado a aprender e quer ser um desenvolvedor especialista em iOS, inscreva-se para participar de um programa inovador no Brasil. O Instituto Eldorado e a Faculdade de Informática da PUCRS, em colaboração com a Apple, estão equipando salas de aulas e laboratórios com o que existe de mais moderno, para que você se torne um desenvolvedor apto a publicar na App Store e seja um futuro empreendedor.

No mais, o BEPiD da PUCRS é exatamente igual ao do Instituto Eldorado — levando em consideração, claro, que o programa da instituição de Campinas já está rolando. A cargo horária é de 20h semanais (matutino ou vespertino) e, na PUCRS, tudo acontecerá no prédio 99A, 11º andar (TecnoPuc), localizado na cidade de Porto Alegre.

Publicidade

Não existe idade mínima para participar, porém o estudante deve estar cursando graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Análise de Sistemas, Sistemas de Informação ou cursos similares. Além disso, é preciso estar altamente motivado, ser uma pessoa com perfil empreendedor, criativa e que se envolva em atividades extracurriculares.

Publicidade

Já os requisitos técnicos são: linguagem C, C++ (preferencialmente) e experiência em programação, com conhecimento dos seguintes conceitos:

  • Arquitetura, design e boas práticas de programação;
  • Strings, streams, collections;
  • Recursão, análise de algoritmos;
  • Estrutura de dados envolvendo principalmente: listas, listas ligadas, hashing, busca binária em árvores;
  • Grafos, principalmente algoritmo de menor caminho e árvore geradora mínima;
  • Conhecimento de UNIX, programação orientada a objetos e ferramentas gráficas.

A capacitação terá início entre o final de outubro e o início de novembro de 2013 e fim em dezembro de 2014, sendo as atividades divididas em duas etapas (uma de preparação teórica e outra de prática no desenvolvimento de aplicativos). O programa é totalmente gratuito e ainda oferece uma auxílio financeiro para os que forem selecionados. Mais informações podem ser encontradas no site oficial do BEPiD.

Já falamos isso, mas não custa repetir: taí uma belíssima iniciativa da Apple! Boa sorte a todos que desejarem participar! 😉

[dica do Henrique Velloso]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Piada pronta: Eric Schmidt afirma que o Android é mais seguro do que o iPhone

Próx. Post

Saiba como foi o NSNull, evento realizado pela Movile na sua sede em Campinas

Posts Relacionados