O melhor pedaço da Maçã.
Medium
Códigos

Malware para macOS evolui perigosamente desde 2020

Nos últimos meses, a Microsoft vem descobrindo e divulgando algumas vulnerabilidades envolvendo o macOS — já falamos sobre a Shrootless e a Powerdir, por exemplo.

Publicidade

Agora, a equipe de inteligência contra ameaças do Microsoft 365 Defender expôs um malware capaz de evoluir significativamente para oferecer ameaças cada vez mais sofisticadas no sistema operacional da Maçã.

Denominado UpdateAgent, o malware foi descoberto pela empresa em outubro do ano passado, mas já atua com força no SO desde o fim de 2020 (pelo menos).

Ainda de acordo com a Microsoft, desde setembro de 2020 o malware evoluiu e passou a apresentar recursos cada vez mais sofisticados em relação às versões anteriores. Isso mostra que ele está em plena fase de desenvolvimento e que mais atualizações deverão aparecer.

Para convencer usuários a baixar o malware, os criadores o disfarçam como um software legítimo, sendo ele distribuído principalmente por meio de popups de anúncios. Esse método faz com que ele seja facilmente instalado por usuários, especialmente os mais leigos.

Publicidade

O UpdateAgent é caracterizado exclusivamente por sua atualização gradual de técnicas de persistência, um recurso fundamental que indica que esse Trojan provavelmente continuará a usar técnicas mais sofisticadas em campanhas futuras.

Entre os “poderes” que o malware adquiriu ao longo de mais de um ano, estão a possibilidade de ignorar o controle de segurança Gatekeeper (o qual permite que apenas aplicativos confiáveis sejam instalados no macOS) e a capacidade de excluir evidências de sua existência no sistema operacional.

Atualmente, de acordo com a Microsoft, o UpdateAgent está sendo usado para fornecer um adware persistente denominado Adload, mas há potencial para que ele venha a ser usado para fins mais maliciosos futuramente.

Publicidade

Não foi divulgado, no entanto, se há alguma versão do macOS vulnerável ao malware atualmente, mas, como bem pontuou o AppleInsider, é provável que seu Mac possa ser alvo dele, já que o malware continua sendo desenvolvido ativamente.

Para se proteger, obviamente, é essencial baixar apenas softwares de desenvolvedores confiáveis. A Microsoft também deu algumas dicas e acabou “vendendo seu peixe” ao incentivar o uso do Microsoft Edge no macOS. 😛

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Bateria MagSafe de 10.000mAh recarrega dois iPhones ao mesmo tempo

Próx. Post

Apple cobrará 27% sobre compras com sistemas de terceiros na Holanda

Posts Relacionados