O melhor pedaço da Maçã.

Greenpeace usa iPad para tecer críticas sobre computação na nuvem; será que ter uma tablet é prejudicial ao planeta?

Assim como outros gadgets que existem atualmente na linha de produtos da Apple, o iPad atende a uma série de requisitos em favor ao desenvolvimento sustentável do planeta, usando materiais recicláveis livres de toxinas, e por aí vai. No entanto, nada disso aparenta estar agradando o grupo ativista Greenpeace, que teceu críticas indiretas ao dispositivo por favorecer um aumento no consumo de energia elétrica do planeta.

Publicidade

A Greenpeace não atacou a Apple de forma direta devido ao seu processo de construção ou uso, mas, por ter sido introduzido no mercado como uma nova categoria de dispositivo móvel, o iPad teoricamente motivará usuários de laptops e smartphones a carregar mais um aparelho nas suas tarefas diárias. Consequentemente, isso fará com que o consumo médio de energia de cada um deles aumente consideravelmente.

Além disso, ele também motivará as pessoas a recorrer bastante à internet para obtenção de conteúdo, representando um crescimento no uso de sistemas de telecomunicações e data centers — que são os alvos do último estudo do grupo ativista.

Em 2020, esses sistemas atingirão a marca de 1.963 bilhões de kilowatts-hora consumidos durante o período de um ano, algo preocupante para uma grande parcela do mundo que é dependente de fontes de energia consideradas “sujas” e “perigosas” ao ser humano — uma forma indireta para referir-se às usinas termelétricas e nucleares. Para ajudar ainda mais nas críticas do Greenpeace, o Facebook anunciou que construirá um data center para sua rede social no estado norte-americano do Oregon, dependendo de uma empresa de geração de energia baseada em usinas nucleares.

Publicidade

Entretanto, se deixarmos os fatores ligados a backends de sites e infraestruturas de rede de lado, o iPad pode até ser um gadget “verde”, mas só até antes da hora de plugá-lo na tomada. Não estou fazendo uma crítica, mas sim me referindo a uma curiosidade — que não foi citada pelo Greenpeace, é bom lembrar. Apesar de o seu hardware ser bastante eficiente no consumo de energia e ficar ligado por um mês se ninguém encostar a mão, a simples tarefa de ligar o display já reduz essa eficiência para apenas dez horas.

Isso acontece porque a sua tela usa iluminação traseira de LEDs e tecnologia IPS para manter a qualidade de cor em um ângulo de até 178º, recursos que exigem alto fornecimento de luz aos pixels dela e, consequentemente, usam muita energia. É claro que essa qualidade de imagem é “necessária” para um produto da sua natureza, mas ela manda a real eficiência energética do iPad para o saco.

Bom, não se trata de algo capaz de reproduzir um ataque sério à natureza, mas sem dúvida a Apple deveria prestar atenção na evolução de outras tecnologias de displays no futuro. Isso não apenas tornaria o consumo de energia da tablet mais eficiente para o bem do planeta (ao menos para aqueles que pensam sério sobre isso…), mas também proporcionaria o uso do dispositivo por mais tempo sem plugá-lo a uma tomada — mesmo ninguém queira ler por dez horas, né Steve Jobs? 😉

[via Electornista]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

ASUS prepara lançamento de dois concorrentes do iPad ainda neste ano

Próx. Post

Desk Phone Dock transforma seu iPhone num telefone de mesa tradicional

Posts Relacionados