Livro grátis da semana: “O que Freud Dizia sobre as Mulheres”, de José Artur Molina

Livro da semana sobre Freud

Em sua loja online de livros, a iBooks Store, a Apple oferece muitos títulos gratuitos para que consumidores conheçam diversos escritores e experimentem a sensação de ler um livro digital. Contudo, alguns desses livros merecem destaque e, por isso, toda segunda-feira a empresa escolhe um título novo para ser o “Livro grátis”, divulgando-o na página principal de sua loja.

Publicidade

O livro gratuito escolhido pela Apple nesta semana foi “O que Freud Dizia sobre as Mulheres”, escrito por José Artur Molina.

Eis a descrição dele:

José Artur Molina busca nesta obra identificar na sociedade vienense de fins do século XIX as razões que levaram Sigmund Freud a analisar as mulheres a partir de um ponto de vista essencialmente falocêntrico. Naquela época, Viena, capital do Império Austro-Húngaro, assistia a uma verdadeira revolução social, política e cultural, que seria o canto do cisne de sua frágil construção política que se desintegraria depois da I Guerra Mundial.

Este cenário borbulhante forneceria as condições ideais para o nascimento da psicanálise. Freud construiu uma teoria singular, com conceitos como inconsciente, pulsão e um método que incluía a escuta, a associação livre e a transferência. As mulheres histéricas foram as protagonistas desta criação. Freud encontra a razão do sofrimento delas: o cerceamento de seus desejos. A psicanálise revoluciona o tratamento das histerias, mas seu conceito de feminino se enclausura numa lógica fálica.

Molina tenta desvendar por que isto aconteceu, não apenas discutindo as imagens de mulheres presentes na obra de Freud, mas também as construções femininas de autores vienenses seminais, como o romancista Schnitzler e o pintor Klimt, e o quanto tais concepções se deviam ao visível colapso das condições estabelecidas para a mulher e às mudanças que estavam perceptivelmente a caminho na Viena da Belle Époque.

O título é compatível com iPads e iPhones/iPods touch. Boa leitura! 😉

E não deixem de conferir também o atual “App da semana” e o “Filme da semana” (ambos trocados às quintas-feiras), assim como o “Single da semana” (trocado às segundas-feiras).


Livro da semana sobre Freud “O que Freud Dizia sobre as Mulheres”

Grátis | compatível com iPads e iPhones/iPods touch.
Requer minimamente o iBooks 1.3.1 e o iOS 4.3.3.
Escritor(a): José Artur Molina.
Categoria: educação.
Editora: UNESP.
Páginas: 184.

Badge / botão grande – Disponível na iBookstore

Posts relacionados