O melhor pedaço da Maçã.

Ação movida por donos de iPhones contra o Google é bloqueada

Ação coletiva Google You Own Us

A Suprema Corte de Londres bloqueou, nesta segunda-feira, uma ação coletiva movida por proprietários de iPhones contra o Google, como divulgado pela Reuters.

Publicidade

O grupo, que recebeu reconhecimento após o movimento “Google You Owe Us” (“Google Você Nos Deve”, em tradução livre), alegou que a gigante de Mountain View coletou dados confidenciais de mais de 5 milhões de usuários do iOS no Reino Unido.

Descoberto em 2012, esse caso já rendeu para o Google diversas ações judiciais e multas milionárias pagas a órgãos britânicos e americanos. Em todas as alegações, a companhia foi acusada de ignorar as configurações de privacidade do Safari, rastrear o histórico de navegação e vender serviços de publicidade aos usuários.

Encabeçada pelo executivo britânico Richard Lloyd, a última ação coletiva (envolvendo mais de 5,4 milhões de pessoas) contra o Google almejava uma multa de mais de £2,7 bilhões (~R$13 bilhões), cerca de £500 para cada pessoa. O Google argumentou que o processo “não era apropriado e não deveria prosseguir”, já que não era possível identificar todos os que foram afetados.

Publicidade

Embora o juiz Mark Warby tenha afirmado que não há como duvidar da participação do Google na coleta, comparação e uso dos dados obtidos a partir da violação das barreiras de segurança do Safari, o caso não sustenta a alegação de que Lloyd ou qualquer outro usuário tenha sofrido algum “dano”, como especificado pela lei de proteção de dados da Grã-Bretanha.

Com a decisão do tribunal de não permitir que a ação coletiva fosse adiante, Lloyd disse que o grupo já entrou com um pedido na justiça e que recorrerá do resultado.

O julgamento de hoje foi extremamente decepcionante e efetivamente deixa milhões de pessoas sem nenhuma maneira prática de buscar compensação e indenização quando seus dados pessoais foram mal-utilizados.

Uma porta-voz do Google contou que a empresa está satisfeita que o tribunal tenha rejeitado a ação e que “a privacidade e a segurança de nossos usuários é extremamente importante para nós”. Nos Estados Unidos, a companhia continua sob pressão de instituições reguladoras por conta das suas práticas de privacidade — e, inclusive, reconheceu ter cometido erros no passado.

Publicidade

Será esse o fim da polêmica? Por algum motivo, eu acredito que não.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple investiga, mas não acha nada sobre suposta espionagem chinesa

Próx. Post

Use o app KAYAK para saber se sua mala cabe no bagageiro do avião

Posts Relacionados