A Apple pode não estar nos seus melhores dias em termos de criatividade ou inovação, mas ao menos em uma métrica a empresa continua indo muito bem, obrigado — não, eu não estou falando de dinheiro, e sim de satisfação dos consumidores.
O American Costumer Satisfaction Index (ACSI) liberou ontem os resultados de suas pesquisas de 2018 em uma série de categorias de eletrônicos e equipamentos domésticos e, no segmento de computadores e tablets (o único no qual a Apple figura na pesquisa), a Maçã permaneceu na liderança que já tinha conquistado em anos anteriores. A diferença para as concorrentes está se estreitando, todavia.
A gigante de Cupertino teve um índice de satisfação de 83 em 100 possíveis, o mesmo conquistado na pesquisa anterior. A Samsung, por sua vez, continua na vice-liderança com uma pontuação bem próxima (82), mas dessa vez divide a posição com a Amazon, que cresceu três pontos para se equiparar à sul-coreana. Ainda acima da média geral do segmento (que é de 76), temos ASUS, HP e Lenovo, respectivamente; Acer, Dell e Toshiba figuram abaixo.
Segundo o instituto, Macs e iPads receberam notas máximas dos seus donos em quase todas as categorias, que incluem design, funcionalidade e aplicativos, entre outras — fato ainda mais notável considerando que boa parte dos computadores e tablets da Maçã estão necessitados de atualizações, que (com alguma sorte) chegarão em algum ponto dos próximos meses.
Interessante notar também o grau de satisfação dos consumidores por subdivisão dentro do segmento: tanto os desktops quanto os tablets subiram em relação ao ano passado, e estão agora com pontuações de 83 e 80, respectivamente. Já os laptops caíram e têm agora o menor índice de satisfação desse universo — 75.
A pesquisa do ACSI entrevistou 6.062 donos de computadores e tablets ao redor dos Estados Unidos. O que acham dos resultados?
via 9to5Mac