Faz um bom tempo que falamos de aplicações fechadas a desenvolvedores .NET para o iPhone OS, quando ainda se tratava de algo em pequena escala. Hoje, porém, a Novell decidiu ampliar a ideia para o meio comercial e lançou três pacotes diferentes de ferramentas de desenvolvimento para a plataforma móvel da Apple, dentro de tecnologias comuns ao Microsoft Windows.
O MonoTouch SDK contém tudo de que qualquer programador precisa para programar no iPhone OS sem precisar saber da linguagem de programação oficial da Apple (Objective-C). Como o ambiente no qual rodam os aplicativos para iPhones/iPods touch suporta código de outras variantes de C, o uso dessas ferramentas (que se assemelham ao Visual Studio) vem a calhar, especialmente para soluções fechadas a empresas que dominam .NET.
Isso dá uma garantia (ainda que parcial) para produtores interessados em vender softwares baseados no Mono junto à Apple, mas também pode ser bom para quem trabalha com jogos e deseja facilidade em portá-los para múltiplas plataformas móveis. As únicas coisas que o MonoTouch não suporta são o Silverlight (para propostas de multimídia) e o Moonlight (scripting), que engasgam em especificações técnicas do iPhone OS e também nas regras da App Store.
O MonoTouch pode ser adquirido agora nas edições Personal (apenas para a App Store, por US$400), Enterprise (para empresas e App Store, por US$1.000) e Enterprise 5 Developer (para cinco desenvolvedores em uma empresa, por US$4.000). Ele requer o SDK do iPhone OS instalado em Macs Intel, rodando o Leopard ou o Snow Leopard.
[Via: InfoWorld.]