O melhor pedaço da Maçã.
Ivan Marc / Shutterstock.com
Chip da TSMC

TSMC fornecerá chips de 4nm feitos nos EUA à Apple

Depois que o CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Apple, Tim Cook, disse que a empresa usará chips da futura instalação da Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC) no estado americano do Arizona, o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, forneceu mais informações sobre os volumes iniciais de produção.

Publicidade

A TSMC havia dito, inicialmente, que a produção de chips no Arizona se daria a partir de um processo de 5 nanômetros. Então, a fabricante decidiu avançar ainda mais nos seus planos e anunciou que produzirá chips de 4nm quando a fábrica for inaugurada, o que poderá ocorrer em 2024. Há, ainda, planos para uma segunda fase envolvendo uma instalação adjacente que produzirá chips de 3nm ainda mais avançados.

Da capacidade de produção total, a matéria aponta que cerca de ⅓ será destinada à Apple. Nesse sentido, é esperado que a fábrica seja capaz de produzir cerca de 20 mil wafers completos por mês, cada um contendo vários chips, de modo que esse número poderá aumentar com o passar do tempo.

Espera-se que os planos da TSMC sejam totalmente revelados na próxima terça-feira (6/12) em um evento que contará com a participação das maiores figuras da tecnologia, entre eles Cook, o CEO da NVIDIA Jensen Huang, e a CEO da AMD Lisa Su. Além disso, o presidente americano, Joe Biden, e a secretária de Comércio, Gina Raimondo, também estarão presentes.

Publicidade

Como informamos, a construção da fábrica de chips da TSMC no Arizona começou em meados de 2021 e os planos eram, inicialmente, de iniciar a produção em setembro de 2022, mas o cronograma foi adiado em cerca de seis meses. Apesar disso, a força de trabalho no Arizona também está criando um desafio para a TSMC, uma vez que a Intel já emprega 12 mil pessoas e busca mais 3 mil funcionários para expandir suas instalações.

Vale notar, ainda, que os chips comprados da TSMC Arizona ainda terão que ser enviados para a China ou a Índia para a produção do iPhone — isto é, se a Apple continuar dependendo desses polos de fabricação. Ainda que uma mudança para produzir iPhones nos EUA, a Apple vem cada vez mais diversificando sua lista de fornecedoras.

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Watch Series 2 agora é clássico; iMacs de 2013-14 se tornam obsoletos

Próx. Post

Detecção de Acidentes gera falsos-positivos em pistas de esqui

Posts Relacionados