Durante a madrugada da quinta para sexta-feira, as quatro grandes operadoras do Brasil realizaram coquetéis em diversas localidades para promover e dar início às vendas dos iPhones 5s e 5c. Quem segue o MacMagazine no Twitter acompanhou toda a movimentação desde a tarde de notem.
Paralelamente algumas redes varejistas (Fnac, Americanas.com, Saraiva, Fast Shop, Submarino, Walmart, Pontofrio, Casas Bahia, Extra, entre outras) passaram a vendê-los também e, diferentemente do ano passado, que demorou mais de seis meses para isso acontecer, a Apple Online Store brasileira também passou agora a comercializar não só os novos iPhones, como também seus acessórios dedicados.
Os preços praticados na loja online são os mesmos quando comprados nas operadoras sem nenhuma franquia — ou seja, os mesmos que nós divulgamos há algumas semanas. Os pedidos feitos pelo telefone (0800-761-0867, opção 1) e pagos à vista “ganham” os tradicionais 10% de desconto. Vale comentar que, apesar de as varejistas e a própria Apple pouco citarem, sim, obviamente esses novos iPhones são compatíveis com o 4G brasileiro.
Com o desconto à vista, que é na verdade o preço real do produto, eis a tabela de preços dos iPhones no Brasil:
Modelo | Capacidade | Cores disponíveis | Preço |
---|---|---|---|
iPhone 4 (2010) | 8 GB | preto e branco | R$ 986 |
iPhone 4s (2011) | 8 GB | preto e branco | R$ 1.259 |
iPhone 5c (2013) | 16 GB | branco, verde, rosa, amarelo e azul | R$ 1.799 |
iPhone 5c (2013) | 32 GB | branco, verde, rosa, amarelo e azul | R$ 2.159 |
iPhone 5s (2013) | 16 GB | cinza espacial, prataeado e dourado | R$ 2.519 |
iPhone 5s (2013) | 32 GB | cinza espacial, prataeado e dourado | R$ 2.879 |
iPhone 5s (2013) | 64 GB | cinza espacial, prataeado e dourado | R$ 3.239 |
Os iPhones 5s têm prazo para saída do armazém de 3-5 dias úteis para todos os modelos e cores, enquanto os 5c levam apenas 24 horas. A situação está muito melhor do que nos lançamentos dos anos anteriores, em que o prazo no início chegava a 2-3 semanas.
A case para o iPhone 5c, de silicone, está disponível em seis cores e sai por R$140, enquanto a case de couro interno e externo para o iPhone 5s sai por R$190, também disponível em seis cores.
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A parte curiosa deste lançamento — não, não é o preço, essa é a parte trágica — é que, contrariando a estratégia da Apple em quase todos os países onde os iPhones novos já chegaram, o iPhone 4 não foi descontinuado e continua sendo vendido pelos mesmos RS1.099, enquanto o 4s (agora com 8GB de capacidade) também continua custando o mesmo valor de antes, R$1.399.
E ainda tivemos um caso em especial que chama a atenção: o iPhone 5s de 16GB e o 5c de 32GB, que nos Estados Unidos têm exatamente o mesmo preço, aqui vieram com uma discrepância significante: parece que o preço do produto não é simplesmente “quanto ele custa + lucro”, existe todo um estudo da empresa em relação à cabeça do consumidor local, os custos de impostos, o riscos de alta do dólar, o alto custo de seguro, armazenamento, transporte, entre outros n fatores, então, é inviável que a empresa utilize da mesma estratégia lá e aqui — por isso, essa diferenciação.