Se você já teve um iGadget “velho” e recentemente adquiriu um iPad (quarta geração/Air), um iPad mini (qualquer geração), um iPhone 5/5c/5s ou um iPod touch (quinta geração), vai concordar comigo: é ótimo poder pegar o cabo Lightning e, independentemente de orientação, espetá-lo no aparelho. Muitos padrões infelizmente não seguem essa facilidade de uso, incluindo o mais famoso deles, o USB (Universal Serial Bus). Felizmente, isso deverá mudar em meados de 2014.
De acordo com um release [PDF] do grupo promotor do USB 3.0 (USB 3.0 Promoter Group), os trabalhos em cima da próxima geração do padrão de conectividade já começaram. Segundo o grupo, o novo conector USB (Tipo-C) está sendo construído com base nas tecnologias dos atuais USB 3.1 e 2.0, porém permitirá a fabricantes desenvolverem aparelhos/acessórios mais finos e leves, aprimorando a usabilidade e promovendo boas melhorias em performance.
Os destaques desse novo padrão incluem um novo design (menor, similar ao do Micro-B), utilização em qualquer orientação, possibilidade de recarregar dispositivos, entre outras coisas.
A parte chata dessa história é que o novo conector não será retrocompatível. Ou seja, todos os seus acessórios que utilizam portas USB *não* serão compatíveis com o futuro padrão — a mesmíssima coisa que vimos com a chegada do Lightning, o qual substituiu o conector de 30 pinos; mas muito provavelmente existirão adaptadores para que essa compatibilidade não seja perdida.
De vez em quando, saltos assim são necessários para que as coisas continuem evoluindo. 😉
[via TechCrunch]