O melhor pedaço da Maçã.

R.I.P., Azureus; seja bem-vindo, Vuze

Ícone do Azureus/VuzeDepois de 5 anos de vida, o cliente de torrents Azureus dá lugar ao Vuze, agora completamente integrado à plataforma de distribuição de conteúdos online. Suportado por um grande time de desenvolvedores e uma comunidade de código-aberto bastante ativa, o Azureus rapidamente se tornou, após o seu lançamento em junho de 2003, um dos mais populares e completos clientes da rede BitTorrent.

Publicidade

Em 2006, após receber um investimento de US$34 milhões, a Azureus lançou o Zudeo, que rapidamente se tornou Vuze. Enquanto o serviço estava em fase beta, o Azureus continuou sendo atualizado com o mesmo nome, mas aos poucos foi incorporando diversos recursos sociais, o que passou a gerar grande confusão entre seus usuários.

“Reconhecemos a força da marca Azureus e do nosso sapo, mas ela só está associada ao nosso aplicativo original, um simples cliente BitTorrent. À medida em que evoluímos para um grande aplicativo de busca, reprodução e compartilhamento de diversos conteúdos, o projeto passou a ser muito mais do que isso, por isso resolvemos mudar o nosso nome de forma a refletir essas mudanças, ainda que mantivéssemos o sapo, parte da nossa tradição”, explica Gilles BianRosa, CEO da Vuze.

Publicidade

Nesta semana, o Vuze chegou à versão 3.1 trazendo diversas novidades, como uma nova camada social que permite que usuários adicionem amigos, compartilhem torrents com seus contatos e possibilita trocas de arquivos mais rápidas entre amigos. O novo cliente traz, ainda, um novo sistema de meta-buscas que permite procuras por diversos sites de torrents, além do conteúdo próprio do Vuze.com — o legal é que a lista dos sites é totalmente personalizável pelo usuário.

Desde o início da frase de transição, ainda sob o abandonado nome Azureus, muitos usuários reclamaram da nova interface e de certas funcionalidades do software. Para os conservadores, a dica é que a UI clássica continua disponível, mesmo que um pouco escondida nas preferências do programa. Quem sabe, com o tempo, o time de desenvolvimento do Vuze possa avaliar se as mudanças geraram bons resultados ou não.

[Via: TorrentFreak.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Microsoft manda bolo para Mozilla como presente pelo Firefox 3.0

Próx. Post

Sprint reduz preço de lançamento do Samsung Instinct para US$130

Posts Relacionados