O Apple.com, um dos sites mais visitados no mundo, amanheceu hoje assim:
Sim, em plena época de Natal a Apple retirou todos os produtos da página inicial do seu site para promover uma homenagem a Nelson Mandela, o qual faleceu há dois dias. Não foram muitas, as vezes que ela fez isso: além de Steve Jobs, já apareceram nessa posição também Jerry York, Rosa Parks e George Harrison.
Ainda ontem, pelo Twitter, o CEO Tim Cook e o vice-presidente de marketing mundial da Apple, Phil Schiller, também prestaram suas homenagens:
Amazing human being. Champion of freedom and human dignity. He set an example for all of the world. RIP Nelson Mandela. We miss you already.
— Tim Cook (@tim_cook) December 6, 2013
"Let freedom reign. The sun never set on so glorious a human achievement." His Excellancy Nelson Mandela, 1918 – 2013#NelsonMandela
— Philip Schiller (@pschiller) December 6, 2013
Na iTunes Store, a Maçã também reuniu um tributo ao ex-presidente da África do Sul:
Um político, ativista e líder inspirador. Nelson Mandela teve um papel determinante durante o período do apartheid e contribuiu ativamente para aliviar as feridas desse momento na história da África do Sul. Mandela nasceu numa família real e foi educado para ser conselheiro de governantes, mas os acontecimentos da sua vida, incluindo a aprovação da Lei do Ato de Registro da População (Population Registration Act) e da Lei de Áreas de Grupo (Group Areas Act), bem como inúmeros atos de protesto, abriram seus olhos para as injustiças do racismo institucionalizado e contínuo. Mandela lutou por seus ideais e crenças e por causa disso passou 27 anos como preso político. No entanto, o seu compromisso profundo em divulgar uma mensagem de perdão sem rancor criou as condições para que a África do Sul vivesse um período de paz pós-apartheid. Nelson Mandela será sempre lembrado como o primeiro presidente negro da África do Sul e umas as personalidades mais transformadoras da história moderna.
Taí uma ótima oportunidade para conhecer a fundo a história — livro (em português) e discursos (em inglês) — de Mandela, o Pai da Pátria da moderna nação sul-africana e ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993. Que ele descanse em paz.
![]() |
“Longa Caminhada até a Liberdade” Preço: US$ 20. |
![]() |
[obrigado a todos que nos enviaram estas dicas!]