O melhor pedaço da Maçã.
Foto de SpaceX no Unsplash
Satélite

Como poderá ser o sistema de conexão por satélites de iPhones

Segundo Mark Gurman (da Bloomberg), os recursos que fazem uso da tecnologia poderão ser lançado apenas no ano que vem

Hoje mais cedo, o analista Ming-Chi Kuo trouxe informações interessantes sobre os famigerados “iPhones 13”. Mais especificamente, de que a próxima família de smartphones da Maçã contaria com um sistema de comunicação via satélites, o qual permitiria enviar mensagens mesmo fora do alcance de torres de celular.

Publicidade

Tudo parecia ter sido um mal entendido que teria ligação com uma nova banda 4G/LTE em vez de uma conexão de iPhones via satélites em si. Contudo, Mark Gurman (da Bloomberg) trouxe informações adicionais as quais indicam que a primeira versão parece ser mesmo a verdadeira.

Segundo o jornalista, o novo recurso teria foco em situações de emergência. Ainda de acordo com ele, a Apple vem trabalhando nesse tipo de tecnologia de comunicação por satélites desde 2017, mas que provavelmente ela não estará pronta antes do ano que vem.

A Apple estaria trabalhando em dois recursos para fazer uso dessa tecnologia. O primeiro, chamado “Mensagem de Emergência via Satélite”, permitiria que usuários enviem mensagens de texto para serviços e contatos de emergência por meio da rede de satélites — quando não houver sinal de celular disponível.

Publicidade

O recurso seria integrado ao aplicativo Mensagens como uma terceira opção de envio (além do iMessage e do SMS), e as mensagens apareceriam em um balão na cor cinza (em vez de azul ou verde). As mensagens, porém, teriam que ser mais curtas e seriam enviadas automaticamente para um contato de emergência, mesmo com o Não Perturbe ativado. Os serviços de emergência poderiam ser facilmente comunicados, e é possível que, no futuro, o sistema seja capaz também de fazer ligações.

O segundo recurso seria uma ferramenta para relatar grandes emergências, como acidentes aéreos e naufrágios. O telefone perguntaria que tipo de emergência está acontecendo, se envolve um carro, um barco, um avião, um incêndio… se há pessoas feridas ou armas envolvidas e, claro, se o resgate é necessário. Também seria possível enviar a localização e o histórico médico do usuário (armazenado no aplicativo Saúde).

Ambos os recursos dependem, obviamente, da disponibilidade de satélites e das regulamentações locais. A própria Apple criou um mecanismo que pediria aos usuários que fiquem ao ar livre e caminhem em uma determinada direção para ajudar o iPhone a se conectar a um — e é esperado que, a depender do cenário, demore um certo tempo até que a conexão seja feita.

Publicidade

Gurman também disse que a Apple está desenvolvendo um chip próprio para isso, o qual substituiria o da Qualcomm — que deverá equipar os “iPhones 13”. Segundo ele, a Apple também chegou a estudar a possibilidade de lançar em órbita seus próprios satélites, mas que, por enquanto, se restringirá aos da Globalstar.

De qualquer forma, Gurman levantou a possibilidade de que, apesar de os próximos iPhones contarem com a tecnologia de conexão via satélites, a tendência é que ela não seja ativada logo de início. Ainda assim, os planos da Maçã certamente poderão mudar.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo mostra na prática as razões para apoiar o direito ao reparo

Próx. Post

$AAPL bate recorde e Apple agora vale mais de US$2,5 trilhões

Posts Relacionados