“Feliz Natal!” — foi assim que o famoso grupo evad3rs agora há pouco anunciou a liberação do primeiro jailbreak para iOS 7, aparentemente untethered (isto é, “definitivo”). Para quem não sabe o que é jailbreak, sugerimos a leitura deste nosso artigo.
A ferramenta evasi0n7 é compatível com todos os iPads e iPhones/iPods touch rodando o iOS 7.0-7.0.4 (inclusive os mais novos, como o iPhone 5s e o iPad mini com tela Retina, e até mesmo as duas primeiras betas do iOS 7.1) e, assim como a sua primeira versão, leva cerca de 5 minutos para ser instalada.
Os hackers já disponibilizaram duas versões da evasi0n7, uma para Mac (requer o OS X 10.6 ou superior) e outra para Windows (requer o XP ou superior). O iTunes é necessário durante o processo, bem como um cabo USB para conectar o iGadget ao computador.
Aos ansiosos de plantão que forem mandar ver na instalação desde já, compartilhem suas experiências nos comentários abaixo e/ou no nosso Fórum. A todos os outros interessados pelo jailbreak, sugerimos aguardar alguns dias até os evad3rs polirem ainda mais a ferramenta — melhorias sempre são implementadas após a liberação geral.
Mas fica a dúvida: quantos ainda veem necessidade em fazer jailbreak no iOS? 😉
Atualização · 22/12/2013 às 13:30
Como esperado, os evad3rs já estão trabalhando em algumas correções:
Tweaks relying on mobilesubstrate have issues with early release of evasi0n. Keep away from that for the moment, we're working on a fix.
— pod2g (@pod2g) December 22, 2013
We are working heavily on fixing first issues with the initial release of the jailbreak. We have and we'll update the FAQ on the website.
— pod2g (@pod2g) December 22, 2013
Além disso, eles sugerem que quem costuma fazer atualizações pelo ar (over-the-air, ou OTA) primeiro faça um backup completo do iGadget pelo iTunes, restaure-o do zero e somente então aplique a evasi0n7.
If you OTA updated your device, back it up in iTunes and make a FULL restore before applying evasi0n7. http://t.co/K3W0il1cNN #iOS7JB
— evad3rs (@evad3rs) December 22, 2013
Atualização II · 22/12/2013 às 13:53
Jay “saurik” Freeman, responsável pelo Cydia, aparentemente não sabia de nada sobre a evasi0n7 e indicou no Twitter que só agora começará a trabalhar em correções/adaptações para o iOS 7.
So, I got no lead time on evasi0n7, nor was I asked for an official iOS 7 Cydia; I was not given builds, nor was I asked for things to test.
— Jay Freeman (saurik) (@saurik) December 22, 2013
Tweets seguintes a este acima podem ser vistos aqui.
Atualização III · 22/12/2013 às 19:10
Pouco tempo após a liberação da evasi0n7, um post publicado no Hacker News gerou um grande burburinho pois afirmava que uma companhia chinesa havia pago em torno de US$1 milhão pelo jailbreak para que a sua loja de aplicativos fosse embutida na solução.
De fato: iGadgets chineses nos quais a evasi0n7 foi instalada automaticamente ganharam um ícone dessa “App Store alternativa chinesa”, chamada TaiG — e não o Cydia, com o qual estamos todos bastante acostumados. Até aí a coisa estava estranha, mas nada muito drástico; porém logo foram encontrados na TaiG jogos e aplicativos pirateados, o que é inadmissível para um grupo de hackers que sempre se colocou contra esse tipo de coisa.
Agora há pouco, os evad3rs publicaram uma carta aberta em seu site contando a história toda. Resumidamente, eles confirmam que foram pagos pelo seu trabalho (o que, ao meu ver, é totalmente justo; a ferramenta em si é e sempre foi disponibilizada de graça para usuários) e que firmaram uma parceria com a empresa responsável pela TaiG, mas que esse acordo explicitamente a impedia de ter qualquer título pirateado na loja. A descoberta de alguns exemplos teria os pegado de surpresa e, segundo a carta, tudo o que foi achado até agora já foi prontamente removido da TaiG. Eles dizem inclusive que, se não conseguirem controlar essa situação, desistiriam do acordo e retirariam a TaiG da evasi0n7.
Quanto à “surpresa” de Freeman, a qual mostramos acima, eles dizem que fizeram um contato inicial com “saurik” e que este teria lhes dito que estava em negociações com empresas chinesas e que inclusive já estava trabalhando com outro grupo de hackers num jailbreak próprio. Desta maneira, resolveram seguir em frente imaginando que ambos Cydia e MobileSubstrate seriam inevitavelmente atualizados para o iOS 7.
Com relação a esse grupo paralelo, o nome de Geohot já veio à tona — inclusive com um suposto áudio dele negociando a venda de um jailbreak para o iOS 7, segundo publicou o iClarified. Se isso for verdade, deveremos ver uma nova ferramenta “ra1n” surgindo por aí em breve.
É inegável que há algo muito obscuro nisso tudo, e unindo os pontos listados acima com o fato de a evasi0n7 ter sido liberada totalmente de surpresa, o ideal neste momento é segurar a ansiedade e aguardar alguns dias antes de seguir em frente na instalação. No mínimo, mais esclarecimentos deverão surgir e a ferramenta em si deverá ser polida pelo grupo.
Atualização IV · 23/12/2013 às 00:17
Boa decisão dos evad3rs:
We have decided to remotely disable the default installation of TaiG in China for further investigations on the piracy issue.
— pod2g (@pod2g) December 23, 2013
Até que a questão da pirataria seja resolvida por completo, eles estão agora desabilitando remotamente a instalação da loja TaiG em iGadgets chineses.