O melhor pedaço da Maçã.

Apple continua liberando aplicativos falsos/enganosos em sua loja

Apps enganosos da Binh Do

Infelizmente, não são poucos os casos de apps fraudulentos que já comentamos aqui no site: 1, 2, 3, 4, 5 — só pra linkar alguns. Agora, o leitor Henrique Silva nos chamou atenção para uma desenvolvedora que há meses faz a festa na App Store somente com aplicativos enganosos.

Publicidade

Identificada na App Store como “Binh Do” e cujo site manda para uma página vazia de uma tal de Pavilion Entertainment, Inc., a desenvolvedora claramente só está na loja da Apple para ludibriar usuários.

Apps enganosos da Binh Do

Com exceção de um suposto liberador de caracteres Emoji (hoje em dia desnecessário), todos os apps dela custam US$1 e são totalmente falsos: um suposto personalizador da tela de bloqueio do iPhone, um bloqueador de chamadas/mensagens, um animador de papéis de parede e um navegador com Flash embutido. Ou seja, apps que devem atrair alguns desavisados e, pelo preço, gerar várias vendas indevidas (por impulso). Não é à toa que eles estão cheios de reviews negativos que confirmam a farsa.

Publicidade

O mais inadmissível não é a existência desses apps e a safadeza de uma desenvolvedora como ela, e sim a Apple não só permitir a entrada desses apps em sua loja como deixá-los lá por meses. Não é possível que não haja nenhum “alarme” no sistema de reviews de aplicativos que chame a atenção para descrições/screenshots que incluem palavras-chave como “Android”, “iBlackList”, “Flash” e outras. Quando a Apple se propõe a ter uma loja fechada e com curadoria, isso significa que, até que ela tome providências e corrija o seu erro, todos esses apps têm o aval dela — afinal, ela também está lucrando (30%) com a venda deles.

Enquanto a Apple não se liga, fiquem sempre ligados e desconfiem de apps que prometem coisas absurdas ou duvidosas. Os recursos que todos esses oferecem não são liberados pela Apple no SDK (Software Development Kit) do iOS, o que significa que só são possíveis em iGadgets com jailbreak — e, de fato, existem algumas opções (normalmente gratuitas) no Cydia.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Adobe Flash Player e AIR recebem atualizações de segurança

Próx. Post

PopCap Games demite 50 empregados e talvez fechará escritório em Dublin

Posts Relacionados