Quando a Apple fechou o seu balanço financeiro de 2013, no final de outubro, ela revelou que havia realizado um total de 15 aquisições de empresas durante o ano — porém só 10 foram confirmadas publicamente.
Sede da Apple em Cupertino | foto de Joe Ravi, via Shutterstock.
Hoje, após uma boa investigação, o 9to5Mac descobriu duas fortes candidatas a estarem entre as cinco desconhecidas:
- BroadMap: empresa especializada em gerenciar, classificar e analisar dados de mapas, com grande expertise em cartografia, pontos de interesse (POIs), integração corporativa, geocodificação, desenvolvimento web e para mobile, entre outros.
- Catch: aplicativo de anotações considerado um forte concorrente para o Evernote, o qual já foi inclusive destacado pela Apple em imagens promocionais no seu site e em Retail Stores.
O 9to5Mac não conseguiu obter confirmações oficiais de ambas as aquisições, mas levantou evidências suficientes de que a coisa é pra valer. De uma maneira geral, podemos esperar ainda mais melhorias nos mapas da Apple e na própria Siri.
Atualização · 23/12/2013 às 17:38
Poucos minutos após a publicação deste artigo, o AllThingsD conseguiu confirmar com a Apple que de fato ambas BroadMap e Catch foram adquiridas — talvez até há muitos meses.
Evidentemente, a firma de Cupertino não compartilhou nenhum detalhe adicional sobre seus planos.
Atualização II · 23/12/2013 às 18:51
A BroadMap agora nega que tenha sido adquirida:
E já surgiram outros relatos:
Apple bought IP and talent of @broadmap but not the actual company which still exists independently of Apple.
— James Fee (@jamesmfee) December 23, 2013
Pessoalmente, não vejo muita diferença em a Apple ter adquirido toda a propriedade intelectual e levado os empregados da BroadMap para Cupertino. O que sobra?…
Atualização III · 23/12/2013 às 20:36
Agora, a BroadMap apagou o tweet no qual dizia não ter sido adquirida pela Apple. Que novela…