O melhor pedaço da Maçã.

Apple planeja revitalizar iPads com apps rodando lado a lado, novos modelos maiores e suporte a múltiplos usuários

Não é novidade para ninguém que, apesar de ainda vender um bocado, os iPads estão “em baixa”. Há alguns trimestres, os números de vendas do tablet da Apple vêm caindo. Qual é a melhor forma de combater isso? Apresentando novidades relevantes para o público, fazendo com que eles desejem adquirir o produto.

Publicidade

Pois é isso que a Apple está fazendo, de acordo com fontes do 9to5Mac.

Aplicativos rodando lado a lado

Esse rumor é antigo e já vimos até mesmo referências ao recurso em códigos do iOS 8. Mas parece que agora é para valer e que a Apple deverá mesmo demonstrar tudo na WWDC 2015.

Aparentemente o recurso demorou para ficar pronto pois a Apple priorizou coisas como deixar o iOS 8 redondo para as novas telas dos iPhones 6 e 6 Plus, além de também estar bem ocupada com o desenvolvimento do Watch OS. Agora que as coisas estão “mais calmas”, o recurso finalmente deverá ganhar a luz do dia.

Publicidade

YouTube video

Esse modo dividido contaria com três possibilidades: tela dividida ao meio, um app ocupando 1/3 da tela ou, é claro, 2/3. Há ainda a possibilidade, quando a tela ficar divida ao meio, de abrir dois aplicativos diferentes ou duas versões do mesmo app (ideal para, por exemplo, comparar dois textos, duas páginas de internet, etc.).

“iPad Pro” (com tela de 12 polegadas)

Tudo indica que o recurso de apps rodando lado a lado funcionará e será liberado também para os atuais iPads, mas a Apple realizou todos os testes dele em tablets de 12 polegadas (os supostos “iPads Pro”). Por falar neles, são dois modelos referenciados pelos codinomes J98 e J99 (muito provavelmente as versões Wi-Fi e Wi-Fi + Cellular).

Render do "iPad Pro"
Render do suposto “iPad Pro”

Esse novo iPad não deverá chegar agora, já que o iOS ainda precisa ser adaptado para ele (alguns apps nativos deverão ser praticamente refeitos para tirar proveito da tela grande) — sem contar que a Apple ainda está esperando o lançamento de alguns componentes para colocar o produto no mercado.

Múltiplos usuários

Sim, meus amigos! Parece que as minhas preces — e as de muitos outros usuários, é claro — foram ouvidas e a Apple está planejando liberar esse recurso para iPads. Dessa forma, usuários poderão compartilhar um iPad facilmente, mantendo seus apps, emails, arquivos e informações sensíveis atrelados a uma determinada conta. Ou seja, uma família poderia ter apenas um único iPad dividido facilmente entre pai, mãe e filho (cada conta com as suas próprias configurações).

Conceito de múltiplos usuários para iOS/iPads - Teo Maragakis

Mas assim a Apple venderia menos iPads? Sim e não. Esse é um recurso praticamente essencial em empresas e instituições de ensino. Tornando o iPad mais atraente também para esses setores, a Apple tem a chance de vender mais e mais iPads — sem falar que muitos usuários domésticos os quais optaram por um tablet Android por conta desse recurso poderão repensar no iPad quanto forem adquirir novos.

A parte chata é que esse recurso ainda não estaria pronto e muito provavelmente não veremos nada sobre ele agora na WWDC, nem mesmo junto à chegada do iOS 9. O mais provável é que ele chegue em alguma atualização futura da nova versão do sistema operacional móvel da Apple (iOS 9.1, 9.2, etc.).

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Magnetized é o app grátis da semana oferecido pela Apple, baixe agora!

Próx. Post

Aplicativo Apple Store é atualizado e finalmente está disponível na App Store brasileira [atualizado]

Posts Relacionados