iPad ao lado de presentes de Natal, via Shutterstock.
Em seu Digital Analytics Benchmark publicado ontem, a IBM analisou o aumento de compras online neste Natal comparado com o ano anterior, dando ênfase principalmente às compras feitas por dispositivos móveis.
Embora o iOS já tenha hoje um market share geral bem menor que o Android, o sistema operacional móvel da Apple detonou o do Google em performance de vendas nesta época natalina.
Eis os principais dados:
- Tráfego: o tráfego geral por dispositivos móveis cresceu 28,3% em relação a 2012, representando agora 48% do total. Destes, 32,6% foram do iOS contra 14,8% do Android.
- Dispositivos: dentro dos 48% de tráfego por dispositivos móveis, smartphones ficaram com 28,5% e tablets com 18,1%. Todavia, os tablets registraram quase o dobro de vendas: 19,4%, contra 9,3% dos smartphones.
- Compras: em relação ao ano passado, as compras feitas por dispositivos móveis dispararam 40% — chegando agora a 29% de todas as vendas online. Destas, 23% foram do iOS e apenas 4,6% do Android — ou seja, o sistema operacional móvel da Apple registrou cinco vezes mais compras que o do Google.
- Gasto: em média, usuários de iGadgets gastaram neste Natal US$93,94 por compra, quase o dobro que os usuários de dispositivos com Android: US$48,10.
É claro que o mercado americano é bem distinto em relação ao resto do mundo, mas ainda assim é interessante notar as disparidades entre market share e uso efetivo, ainda mais para algo que ainda hoje é um tabu para muita gente: compras online.
[via AppleInsider]