Aproveitando o final do ano, o NPD Group publicou uma pesquisa mostrando a performance de vendas de dispositivos computacionais como um todo (desktops, notebooks e tablets — desconsiderando apenas smartphones e, vale notar, englobando aqui somente vendas por canais comerciais de produtos pré-configurados) em 2013 quando comparada com a de 2012, nos Estados Unidos.
Eis o gráfico geral:
Como dá pra ver, os maiores crescimentos no ano se deram em Chromebooks, tablets com Android e tablets com Windows.
Os Chromebooks abocanharam 21% de todas as vendas de notebooks, certamente roubando um pouco de mercado dos MacBooks. Embora os iPads estejam vendendo cada vez mais em unidades, sua fatia geral também caiu do ano passado pra cá graças à força de fabricantes como a Samsung.
Por falar em fabricantes, aqui está o ranking atualizado:
Considerando o mercado americano com um todo, foram vendidas 14,4 milhões de unidades de dispositivos computacionais no período — um belíssimo crescimento de 25,4% em relação ao ano passado.
[via iClarified]