O melhor pedaço da Maçã.

Entenda exatamente quais arquivos são listados como “Outros” em seu iGadget ou Mac

Armazenamento de Macs

Você provavelmente já conectou seu iPad/iPhone/iPod touch em seu computador em algum momento e, ao abrir o iTunes, se deparou com a barra abaixo:

Publicidade

Barra de armazenamento de iGadgets no iTunes

Ou, quem sabe, abriu o seu Mac, clicou no ícone da Maçã na barra superior, foi em Sobre Este Mac » Mais informações » Armazenamento e chegou a esta tela:

Armazenamento de Macs

“Áudio”, “Vídeo”, “Fotos”, “Aplicativos”, “Backups”… tudo isso é fácil de reconhecer e entender ao interpretar as cores/legendas desse gráfico. Mas e esse “Outros”, o que quer dizer?

Publicidade

De acordo com a Apple, no iOS ele quer dizer tudo mais que não for áudio, vídeo, fotos e aplicativos, como contatos, calendários, mensagens, emails (e seus anexos), Lista de Leitura offline do Safari, ajustes e outros recursos do sistema.

No meu caso, tenho bastantes documentos armazenados no iCloud, então o iTunes chegou até mesmo a separar um cor apenas para “Documentos e Dados” (verde escuro), mas, no geral, quando eles não estão ocupando tanto espaço, também são contabilizados dentro de “Outros”.

Publicidade

Já no OS X a Apple afirma que o “Outros” é composto por itens localizados nas pastas do sistema, caches, arquivos pessoais localizados na pasta Documentos, dados de contatos e calendários, plugins e extensões, arquivos de mídia os quais não podem ser classificados pelo Spotlight — como um vídeo ou uma foto, por estarem localizados dentro de algum documento —, e arquivos não reconhecidos pelo Spotlight.

No geral, em iGadgets, se você está com pouco espaço para armazenamento e não quer mexer em arquivos de áudio e vídeo nem remover aplicativos/jogos pesados, precisará dar uma olhada nos emails e mensagens. É bem possível que os anexos estejam ocupando uma boa parte desses megabytes/gigabytes. Com exceção disso, não há muito o que fazer — a Lista de Leitura offline do Safari normalmente ocupa bem pouco espaço, e contatos/calendários não há como excluir (se levarmos em consideração que são informações essenciais para o usuários).

No Mac, o jeito mesmo é dar uma olhada bem minuciosa nos arquivos que você tem nas pastas Documentos, Transferências, Filmes, Músicas e até mesmo na Mesa (Desktop), apagando tudo aquilo que não for relevante. Para as coisas que você utiliza muito raramente, uma dica é juntar tudo numa pasta só, criando um arquivo comprimido (ZIP, RAR, etc.) e ir apagando os itens individuais. Assim, você consegue economizar algum espaço.

Publicidade

Outra boa solução é comprar algum HDD externo e deixar esses arquivos pesados, que não são utilizados constantemente, nele. Atualmente existem opções no mercado bem em conta (como o Samsung M3 de 1TB, que está saindo por R$290; ou este da Sony, que sai por R$350).

Opção "Uso" de iGadgetsOpção "Uso" de iGadgets

Se você quiser visualizar essas mesmas informações pelo iPad ou iPhone/iPod touch, vá em Ajustes » Geral » Uso. Tudo estará lá, só que bem mais detalhado do que no iTunes — não existe um espaço “Outros”, por exemplo, já que tudo está devidamente identificado nos mínimos detalhes.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rumor: câmera do “iPhone 6” manterá os mesmos 8 megapixels da geração atual

Próx. Post

↪ Em breve, jogo SimCity para Macs e PCs ganhará modo offline e single player

Posts Relacionados