O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Entenda exatamente quais arquivos são listados como “Outros” em seu iGadget ou Mac

Armazenamento de Macs

Você provavelmente já conectou seu iPad/iPhone/iPod touch em seu computador em algum momento e, ao abrir o iTunes, se deparou com a barra abaixo:

Publicidade

Barra de armazenamento de iGadgets no iTunes

Ou, quem sabe, abriu o seu Mac, clicou no ícone da Maçã na barra superior, foi em Sobre Este Mac » Mais informações » Armazenamento e chegou a esta tela:

Armazenamento de Macs

“Áudio”, “Vídeo”, “Fotos”, “Aplicativos”, “Backups”… tudo isso é fácil de reconhecer e entender ao interpretar as cores/legendas desse gráfico. Mas e esse “Outros”, o que quer dizer?

Publicidade

De acordo com a Apple, no iOS ele quer dizer tudo mais que não for áudio, vídeo, fotos e aplicativos, como contatos, calendários, mensagens, emails (e seus anexos), Lista de Leitura offline do Safari, ajustes e outros recursos do sistema.

No meu caso, tenho bastantes documentos armazenados no iCloud, então o iTunes chegou até mesmo a separar um cor apenas para “Documentos e Dados” (verde escuro), mas, no geral, quando eles não estão ocupando tanto espaço, também são contabilizados dentro de “Outros”.

Publicidade

Já no OS X a Apple afirma que o “Outros” é composto por itens localizados nas pastas do sistema, caches, arquivos pessoais localizados na pasta Documentos, dados de contatos e calendários, plugins e extensões, arquivos de mídia os quais não podem ser classificados pelo Spotlight — como um vídeo ou uma foto, por estarem localizados dentro de algum documento —, e arquivos não reconhecidos pelo Spotlight.

No geral, em iGadgets, se você está com pouco espaço para armazenamento e não quer mexer em arquivos de áudio e vídeo nem remover aplicativos/jogos pesados, precisará dar uma olhada nos emails e mensagens. É bem possível que os anexos estejam ocupando uma boa parte desses megabytes/gigabytes. Com exceção disso, não há muito o que fazer — a Lista de Leitura offline do Safari normalmente ocupa bem pouco espaço, e contatos/calendários não há como excluir (se levarmos em consideração que são informações essenciais para o usuários).

No Mac, o jeito mesmo é dar uma olhada bem minuciosa nos arquivos que você tem nas pastas Documentos, Transferências, Filmes, Músicas e até mesmo na Mesa (Desktop), apagando tudo aquilo que não for relevante. Para as coisas que você utiliza muito raramente, uma dica é juntar tudo numa pasta só, criando um arquivo comprimido (ZIP, RAR, etc.) e ir apagando os itens individuais. Assim, você consegue economizar algum espaço.

Publicidade

Outra boa solução é comprar algum HDD externo e deixar esses arquivos pesados, que não são utilizados constantemente, nele. Atualmente existem opções no mercado bem em conta (como o Samsung M3 de 1TB, que está saindo por R$290; ou este da Sony, que sai por R$350).

Opção "Uso" de iGadgetsOpção "Uso" de iGadgets

Se você quiser visualizar essas mesmas informações pelo iPad ou iPhone/iPod touch, vá em Ajustes » Geral » Uso. Tudo estará lá, só que bem mais detalhado do que no iTunes — não existe um espaço “Outros”, por exemplo, já que tudo está devidamente identificado nos mínimos detalhes.

Ver comentários do post

Artigo Anterior
Ícone de uma câmera

Rumor: câmera do “iPhone 6” manterá os mesmos 8 megapixels da geração atual

Próximo Artigo
SimCity

↪ Em breve, jogo SimCity para Macs e PCs ganhará modo offline e single player

Posts Relacionados