empresa cofundada por Tony Fadell, (ex-executivo da Apple), acaba de ser adquirida pelo Google numa transação de US$3,2 bilhões *em dinheiro*, de acordo com a Bloomberg.
É isso mesmo que vocês leram. A Nest,Big news! @Google acquiring Nest to help fulfill our goal of reinventing unloved home products. Nest will stay Nest. http://t.co/0L8hNBhmYc
— Google Nest (@googlenest) January 13, 2014
“Grande notícia! O @Google adquiriu a Nest para nos ajudar a atingir nossa meta de
reinventar produtos domésticos esquecidos. A Nest continuará sendo a Nest.”
Com a compra, todos os empregados da Nest passam a ser funcionários do Google (incluindo Fadell, considerado “o pai do iPod”).
Eis a declaração de Larry Page, CEO do Google:
Tony Fadell e Matt Rogers, os fundadores da Nest, criaram uma equipe enorme que estamos animados em acolher na família Google. Eles já estão oferecendo produtos incríveis que você pode comprar agora — termostatos que economizam energia e detectores de fumaça que pode ajudar a manter a sua família segura. Estamos muito animados para trazer ótimas experiências para mais casas, em mais países, e realizar seus sonhos!
E a de Tony Fadell:
Estamos entusiasmados em nos juntar ao Google. Com o apoio deles, a Nest se posicionará ainda melhor para construir dispositivos simples, inteligentes, que tornam a vida mais fácil em casa e que têm um impacto positivo no mundo.
Legal para o Google, ótimo para os bolsos de Fadell e Rogers (que também é um ex-Apple), mas já vimos esse filme muitas vezes e, por mais que seus chefões afirmem que tudo continuará como está (ou seja, que a Nest continuará tocando seus negócios normalmente), a gente sabe que mais cedo ou mais tarde o inevitável acontecerá, com a Nest saindo de cena. Exemplos não faltam, como Sparrow, Bump, Nik Software, Meebo, BumpTop, FeedBurner, etc.
Uma pena, pois os produtos dela são interessantíssimos. 🙁
Segundo Liz Gannes, editora sênior do Re/code (ex-AllThingsD), a Apple não manifestou nenhum interesse pela compra da Nest.