O melhor pedaço da Maçã.

Appreendedor: uma oportunidade que depende de você!

Ícones de apps - App Store

Todo início de ano criamos expectativas e planejamos mudanças em nossas vidas, sejam elas profissionais ou pessoais. Basta olharmos o quanto parques públicos ficam cheios no mês de janeiro; todo ano é a mesma coisa. Esse anseio por mudanças é algo do ser humano, entretanto persistir é algo que poucos conseguem. E isso não é diferente na área de tecnologia — temos novas ideias, criamos desafios, sonhos antigos são resgatados…

Publicidade

Para este novo ano eu também elaborei várias metas e objetivos a serem alcançados, entre eles o de apoiar pessoas interessadas no universo de apps. Sejam novos desenvolvedores mobile, empreendedores com aplicativos publicados, investidores, usuários consumidores e entusiastas. Se você pretende ficar por dentro de todas novidades relacionadas ao universo mobile, começar um novo negócio ou gerar destaque para um aplicativo publicado, estes artigos serão para você, caro “Appreendedor”. Semanalmente, às terças-feiras, novos artigos serão publicados no MacMagazine e também estarão disponíveis em formato PDF para download através do meu site pessoal.

Ícones de apps - App Store

Mobilidade é um dos assuntos que estão em alta há um certo tempo. Especialistas dizem que 2013 foi o ano da convergência e que 2014 será o da mobilidade. Estamos vivenciado no mundo mobile a mesma “corrida” que presenciamos no início da internet. As empresas se adaptaram a um novo modelo de negócio online e criaram um novo canal de comunicação com o cliente através de um website institucional. Hoje, somos bombardeados diariamente com notícias e casos de sucesso relacionados a aplicativos, além dos grandiosos números de vendas e downloads anunciados pelas principais lojas de aplicativos (App Store e Google Play).

Publicidade

Recentemente, através de um comunicado para a imprensa, a Apple informou que no último mês de dezembro foram baixados quase 3 bilhões de apps, os quais renderam cerca de US$1 bilhão. Nessa brincadeira, os desenvolvedores iOS já receberam US$15 bilhões pagos pela Apple nos primeiros cinco anos de loja.

Sem dúvida são números grandiosos de um mercado que cresce a cada dia, o que acaba atraindo a atenção de muita gente. Não é por menos que a loja da Apple conta com mais de 1 milhão de aplicativos publicados. Entretanto, temos acompanhado muitos casos de insucesso e decepção, pessoas que pela motivação do sucesso financeiro acabam arriscando e entrando em um mundo novo sem nenhum planejamento ou apenas baseadas em crenças. Não é difícil encontrarmos empresas, programadores, donas de casa, engenheiros, médicos, etc. que acreditam em uma ideia inovadora e que estão a um passo de serem os próximos milionários — ou, quem sabe, bilionários. Alcançar o topo é algo possível e tangível, porém não acontece apenas por uma questão de sorte.

A primeira dica para quem quer entrar ou está neste mundo de apps é: não se deixe enganar pelas suas crenças e suposições. Analise o mercado, faça uma pesquisa, consulte a opinião pública. É claro que não precisa divulgar a sua ideia para os quatro quantos, quebre-a em pequenos pedaços e teste-a com pessoas diferentes. Analise a reação das pessoas e se possível crie de forma ágil e rápida pequenos aplicativos para testar o conceito e ver como será a aceitação das pessoas antes de embarcar em uma longa jornada de desenvolvimento. Durante as pesquisas, caso se depare com algo semelhante implementado, não desista. Isto é ótimo! Você terá uma referencia de algo já em funcionamento e quais aspectos precisam ser melhorados.

Livro - Império dos AppsAgora que você sabe que nem tudo é ouro e que uma ideia precisa ser trabalhada, vamos dar o nosso primeiro passo e nos aprofundarmos um pouco mais nesse mundo. A dica é o livro “Império dos Apps”, escrito por Chad Mureta. O autor conta uma história pessoal na qual um corretor de imóveis falido se torna um empresário de sucesso na área dos apps. Muito bem escrito, de fácil leitura e com boa tradução, você encontrará dicas valiosas tanto para quem quer começar na área como investidor ou desenvolvedor, quanto para quem já possui um app publicado.

Mas segure as suas emoções! Não será apenas lendo o livro que você se tornará um milionário, se fosse assim o autor não precisaria escrever o livro. 😀 Procure até a próxima semana ler o livro para que possamos pôr em prática alguns dos ensinamentos, pois nos próximos artigos outras dicas de livros espetaculares virão.

Espero que tenham gostado do meu retorno — para quem não se lembra fui o responsável pela série “Segurança no mundo Apple” publicada no MacMagazine de fevereiro de 2012 a março de 2013. Aguardo sugestões no meu Twitter, o @deadrop. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Confira as ofertas de hoje do Two Dollar Tuesday: NetSpot Wi-Fi Reporter, iPIN e MarkDrop

Próx. Post

Aplicativo Horizon para iOS quer livrar o mundo da “síndrome do vídeo vertical”

Posts Relacionados