Uma nova pesquisa da Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) realizada com 500 consumidores americanos da Apple durante o quarto trimestre de 2013 mostrou que as vendas do iPhone 5s vão bem se compararmos com as de outros modelos de iPhones comercializados pela empresa. O aparelho abocanhou 59% das vendas enquanto o 5c ficou com 27%; já o 4s teve uma parcela de 14%.
Não é novidade para ninguém que o iPhone 5s vende mais que seus concorrentes/irmãos 5c e 4s. Porém, levando em consideração que em 2013 a Maçã lançou dois aparelhos ao mesmo tempo — ainda que o 5c seja um iPhone 5 repaginado —, a tendência era de que o modelo intermediário conseguisse abocanhar um pouco mais das vendas, deixando o 5s com a maior parcela, mas não tão grande.
Por que digo isso? Basta compararmos as vendas de 2013 com as do mesmo período de 2012: independentemente da concorrência do iPhone 5c (ou aparelho novo, lançado junto do 5s), o smartphone topo-de-linha da Apple conseguiu superar a porcentagem do iPhone 5 (50% das vendas) — o 4s ficou com 32%, enquanto o 4 com 18%.
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Já a pesquisa abaixo feita por Horace Dediu, do asymco, mostra um dado curioso.
Ele resolveu comparar as vendas globais de PCs e tablets Windows com as de iProducts (Macs, iPods, iPhones e iPads). Neste cenário, é bem capaz que em 2014 as vendas de Macs/iGadgets atinjam as de PCs/tablets com Windows.
É verdade que Dediu ignorou os Windows Phones, que deveriam, sim, estar nessa conta. Mas sabemos que os smartphones com o sistema operacional da Microsoft não vendem tanto assim e não mudariam a realidade do gráfico ao ponto de distorcer a informação de forma que ela seja falsa. Talvez, contabilizando os Windows Phones, os números empatariam em 2015 — ou quem sabe até em 2014 mesmo, porém um pouco mais tarde do que o esperado.
Podemos ver também que, mesmo com as vendas de PCs diminuindo ano a ano, os Macs continuam razoavelmente bem para os padrões já alcançados pela Maçã.
[via CNET News, Daring Fireball]