O melhor pedaço da Maçã.

Use um bookmarklet no Safari e envie páginas com formulários para o navegador embutido do 1Password para iOS

Criando um bookmarklet para o 1Password (iOS)

Sem dúvida nenhuma o recurso Chaves do iCloud é uma mão na roda para quem não quer ficar preenchendo logins e senhas em todos os sites que solicitam essas informações. Contudo, ele ainda é muito “cru” se compararmos com soluções mais completas como um 1Password da vida.

Publicidade

Eu, por exemplo, aderi ao Chaves do iCloud muito pelo fato de ele preencher automaticamente as informações de login e senha. Porém, continuo usando o 1Password como gerenciador de senhas e informações sensíveis — nesse quesito, não há comparação!

Há também aqueles sites que não são compatíveis com o Chaves do iCloud. Quer um exemplo? O próprio iCloud.com. O Chaves do iCloud não grava o login/senha do serviço de nuvem da Apple nem por um decreto — o que é, no mínimo, intrigante.

Outros também seguem essa linha e, como eu utilizo uma senha diferente/complexa para cada serviço, é impossível decorar todas elas. Sem contar que o 1Password me permite anotar e sincronizar qualquer tipo de informação, não apenas logins e senhas. Por isso, quando estou usando meu iPhone/iPad e o Chaves do iCloud não preenche essas informações automaticamente, eu preciso abrir o 1Password, achar os dados que estou precisando, copiar a senha, voltar pro Safari e colocá-la no campo desejado. Aí, sim, entro no serviço.

Publicidade

Claro, eu poderia utilizar o navegador embutido do 1Password para iOS como padrão. Assim, sempre que eu precisar preencher um login/senha ele automaticamente faz isso. Mas eu estou completamente acostumado com o Safari e utilizo bastante recursos como Lista de Leitura, Favoritos do iCloud, Abas do iCloud, etc. Então, a melhor solução encontrada por mim até o momento foi esta compartilhada por Christian Zibreg, do iDownloadBlog.

Primeiro você precisa criar um favorito de qualquer página. Para isso, entre no Safari (pelo seu iGadget), abra uma página (pode ser inclusive esta aqui mesmo, com este artigo) e toque no botão de compartilhamento (que fica no meio da barra inferior do navegador). Depois escolha a opção “Favorito” e a localização onde você quer gravar a página.

Criando um bookmarklet para o 1Password (iOS)Criando um bookmarklet para o 1Password (iOS)Criando um bookmarklet para o 1Password (iOS)

Feito isso, copie o código abaixo para que ele fique na área de transferência (clipboard) do aparelho:

Publicidade
javascript:window.location='op'+(window.location.href)

Agora, vá em “Favoritos” (ícone de um livro aberto na barra inferior do Safari), ache a URL o site que você acabou de “favoritar” e toque em “Editar”. Toque nele e mude o título para algo como “Abrir no 1Password”; no endereço, apague a URL em questão e cole o código copiado acima.

Criando um bookmarklet para o 1Password (iOS)Criando um bookmarklet para o 1Password (iOS)Criando um bookmarklet para o 1Password (iOS)

Pronto! Agora, quando você quiser preencher os dados automaticamente de uma página que você esteja visitando no Safari, basta abrir os Favoritos e tocar na opção “Abrir no 1Password”. Acredite, tudo funciona perfeitamente!

Publicidade

Caso queira, é possível também repetir o mesmo processo utilizando o código abaixo — mudando de “Abrir no 1Password” para “Buscar no 1Password”:

javascript:window.location='onepassword://search/'+window.location.hostname

Em vez de abrir a página em questão no navegador embutido do 1Password, este bookmarklet abre o app e procura os dados referentes ao site que você está visitando no Safari, facilitando o processo de copiar/colar as informações.

Eu acabei salvando os dois aqui e utilizo ambos, cada um em momentos diferentes (dependendo da minha necessidade). Se você é usuário do 1Password, esses bookmarklets são praticamente essenciais para utilizar o serviço de forma mais amigável em iGadgets. 😉


Ícone do app 1Password - Password Manager
1Password - Password Manager de AgileBits Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com o iMessage
Versão 7.10.2 (187.2 MB)
Requer o iOS 12.2 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Desculpe, app não encontrado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mochila, cases com stand, capa/teclado… confira os novos produtos que chegaram à Loja MacMagazine!

Próx. Post

Nextel comercializará iPhones 5s e 5c no Brasil; Tim Cook participa do lançamento da China Mobile

Posts Relacionados