O melhor pedaço da Maçã.

Funcionário de Apple Retail Store faz comentários negativos no Facebook e é demitido

Camiseta do Failbook

Cuidado com redes sociais: elas podem não apenas fazer você perder um tempo desgraçado, mandar sua privacidade pro meio da praça e prejudicar sua imagem em entrevistas de trabalho, como também são capazes de fazer você perder seu emprego. Prova disso é esta história contada pelo ifoAppleStore: um funcionário de uma Apple Retail Store foi demitido após publicar comentários negativos sobre as lojas da Maçã no Facebook.

Publicidade

Camiseta do Failbook

Esse aí vai precisar de uma camiseta azul nova

Ditadura? Opressão? O fim da liberdade de expressão? Não para um tribunal britânico que avaliou o caso: como a Apple tem uma política expressa de não se fazerem comentários negativos sobre a empresa em redes sociais (além de isso ser meio sem-noção, de qualquer forma), a demissão foi considerada justa. E se o comentário for feito numa rede social de forma privativa? Bem, ele pode ser copiado e redistribuído, segundo o tribunal — aliás, foi um “amigo” do funcionário demitido que viu isso e levou ao conhecimento do gerente da loja. Ehr… cuidado com quem você marca como amigo no Facebook.

Usemos um pouco de bom senso. Planking em local de trabalho? Não pode. Blog hilário detonando tudo a respeito das Retail Stores? Não pode. Livro de “ficção” descrevendo as agruras pelas quais você passou em um emprego que odiou? Não só pode, como dá uma grana dos diabos. Portanto, se quiser falar mal do lugar onde você trabalha, não fique com raiva. Fique rico.

Eu me pergunto, porém, se o desfecho seria o mesmo caso o funcionário tivesse desabafado com o tal “amigo”, digamos, num serviço de mensagens instantâneas, email ou via SMS. Será que o alcance seria o mesmo? Acredito que não (são comunicações privadas, e o compartilhamento sem consentimento é questionável), mas caso fosse… aí sim, teríamos que ir atrás das máscaras de Guy Fawkes. Enquanto isso, lembre de usar as redes sociais com moderação e juízo.

[dica do Antonio Fontenele]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WriteRoom chega à versão 3.0 com suporte ao OS X Lion e outras novidades

Próx. Post

Pangea Software lança Monkey Bongo, jogo para iPads e iPhones/iPods touch

Posts Relacionados