O melhor pedaço da Maçã.
iPhone aberto

Parte do código-fonte do iOS 9 teria sido vazado por um estagiário — e a Apple já sabia!

Existe uma fama em todo o mundo corporativo de que estagiários são aqueles que fazem, normalmente, muitas besteiras. Como estagiária aqui no MacMagazine, posso dizer que nem sempre isso é verdade. 😝 Mas a verdade é que essa fama não está tão errada quanto eu gostaria…

Publicidade

Sabe o grande vazamento que ocorreu nesta semana, no qual um pedaço do código-fonte (incluindo o iBoot, um dos componentes da cadeia segura de boot) do iOS 9 foi divulgado pela web? Então… acredite se quiser, essa “obra” teria sido feita por um estagiário, conforme afirmou a Motherboard.

De acordo com fontes do veículo, em 2016 o estagiário teria pegado parte do código e distribuído para apenas um grupo de cinco amigos, os quais supostamente contribuíam com a comunidade jailbreak e utilizariam as informações para pesquisas relacionadas à segurança.

Um desses amigos contou ao site que o ex-empregado “puxou tudo, tudo quanto é tipo de ferramentas internas e outras coisas”, mas a intenção era que tudo permanecesse apenas entre eles, até mesmo por medo de problemas legais com a Apple. Eventualmente (como sempre acontece nesses casos), o código foi compartilhado mais amplamente e o grupo original de pessoas perdeu o controle da sua disseminação.

Publicidade

Em relação à segurança dos seus produtos, a Apple já se pronunciou afirmando que há “várias camadas de proteção” e que apenas essas informações não seriam suficientes para adentrar o sistema. Talvez seja por isso que não houve uma preocupação tão grande quando a empresa descobriu o vazamento que, de acordo com a Motherboard, teria sido ainda antes de o código chegar ao GitHub, por algum indivíduo não ligado aos cinco amigos.

“Eu pessoalmente nunca quis que esse código visse a luz do dia. Não por ganância, mas por medo dos problemas legais que resultaria. A comunidade interna da Apple está cheia de crianças e adolescentes curiosos. Eu sabia que um dia, se essas crianças conseguissem, elas seriam tolas o suficiente para compartilhar pelo GitHub.

[…] Dentro da burrice, nós fizemos o nosso melhor para tentar garantir que tudo vazasse [somente depois que o código estivesse] velho.

[…] O que vazou ontem nem mesmo é o vazamento total. Não é o vazamento original — é uma cópia.

—Declarações dos amigos que receberam o material vazado.

Ainda segundo a Motherboard, um funcionário da Apple disse que sabia do vazamento antes de ele ser publicado no GitHub, mas não confirmou exatamente quando a empresa descobriu sobre o código roubado.

O estagiário que originalmente roubou o código não quis comentar ou falar sobre o assunto pois ele teria assinado um acordo de confidencialidade com a Apple — o que corrobora ainda mais o fato de que a empresa sabia do vazamento e quis, de alguma forma, controlar uma possível repercussão negativa.

Publicidade

Eu só sei de uma coisa: não queria estar na pele desse amigão aí, não… 😝

via The Verge

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: hands-on detalhado do HomePod

Próx. Post

Vídeo: HomePod vs. Sonos One vs. Google Home Max

Posts Relacionados