O melhor pedaço da Maçã.

WhatsApp lança e explica como funciona a proteção de IP em chamadas

Proteção de IP em ligações no WhatsApp

As chamadas no WhatsApp agora estão ainda mais seguras com o lançamento de um recurso que permite proteger seu endereço IP1Internet protocol, ou protocolo de internet., de modo a mascará-lo para quem estiver do outro lado da chamada.

Publicidade

O recurso, vale notar, estava em testes na versão beta do WhatsApp para iOS desde outubro passado e está disponível ao acessar as configurações do mensageiro, selecionando em seguida as opções Privacidade » Configurações avançadas, como detalhado nessa página de suporte.

Conforme explicado pela Meta, o WhatsApp desenvolveu uma nova tecnologia para alimentar a função, chamada tokens de privacidade. Quando uma chamada é feita, o servidor primeiro verifica a validade do token junto a alguns outros fatores para determinar se o destinatário pretendido permite que o remetente ligue para ele — de modo que a ligação é então retransmitida pelos servidores do WhatsApp.

A melhoria na privacidade, entretanto, não vem sem compensações: segundo a empresa, a nova configuração “reduzirá a qualidade da chamada”.

Publicidade

A maioria dos produtos de chamada que as pessoas usam hoje possuem conexões peer-to-peer entre os participantes. Essa conexão direta permite transferências de dados mais rápidas e melhor qualidade de chamada, mas também significa que os participantes precisam conhecer os endereços IP uns dos outros. Endereços IP podem conter informações que alguns de nossos usuários mais preocupados com a privacidade estão atentos, como ampla localização geográfica ou provedor de internet.

A Meta, porém, tratou de enfatizar que as chamadas são sempre criptografadas de ponta a ponta — mesmo quando a nova opção de retransmissão está sendo usada.

Proteger a privacidade e a segurança do usuário é absolutamente necessário para que o WhatsApp cumpra sua missão de permitir a comunicação privada no mundo. Esses novos recursos de segurança combinam-se com muitas outras proteções para manter as pessoas seguras no WhatsApp.

Junto ao lançamento da novidade, a Meta também destacou outro recurso de privacidade para chamadas no WhatsApp disponibilizado neste ano: a opção de silenciar chamadas de desconhecidos.


Ícone do app WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger de WhatsApp Inc.
Compatível com MacsCompatível com iPhones
Versão 24.8.80 (214.2 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    Internet protocol, ou protocolo de internet.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Executivo diz que 8GB de memória em um Mac é igual a 16GB em um PC

Próx. Post

Swift Student Challenge 2024 acontecerá em fevereiro e ganhará novidades [atualizado]

Posts Relacionados