No começo do ano nós informamos que, de acordo com dados divulgados pela Nielsen SoundScan e publicados pela Billboard, a iTunes Store registrou uma queda nas vendas de músicas em 2013 — a primeira desde que a loja foi aberta, em 2003. Tudo isso tem muito a ver com o surgimento de serviços de rádios online e streaming como Spotify, Rdio, Deezer, Pandora e iTunes Radio.
Isso, é claro, globalmente falando. Mas e aqui no Brasil, como será que está o desempenho da loja de músicas da Apple?
Segundo Lauro Jardim, da VEJA.com, muito bem. Ele afirmou que as vendas digitais salvaram mais uma vez o mercado fonográfico no Brasil — enquanto a receita com CDs/DVDs caiu 15% em 2013 (se comparada a 2012), as vendas online aumentaram 23%. Jardim afirma ainda que cerca de 95% dos downloads pagos de músicas em nosso país foram realizados pela iTunes Store, mostrando a supremacia da Apple em solo brasileiro.
Numa nota relacionada, a Billboard comunicou que a Apple está pressionando gravadoras para que elas realizem lançamentos exclusivos na iTunes Store, como aconteceu recentemente com o novo álbum da cantora Beyoncé.
De acordo com executivos familiarizados com as conversas, a ideia da Apple é excluir serviços como YouTube e Spotify da jogada para que consiga desacelerar a queda nas vendas online.