O melhor pedaço da Maçã.

Em 2010, Steve Jobs teria dito a executivos da Apple que a empresa não lançaria uma televisão

iTV

Televisão. Há um certo tempo esse é *o rumor* envolvendo o nome da Apple. Sim, é verdade que também temos o “iWatch” (suposto relógio/pulseira inteligente), mas tudo indica que esse seria um projeto da “Era Tim Cook”, enquanto que uma suposta televisão da Maçã ainda seria algo pensado e concebido por Steve Jobs.

Publicidade

Tem analista rezando para que essa televisão saia o quanto antes (assim, suas previsões se tornariam reais de uma vez por todas), mas uma nova informação divulgada pelo Business Insider pode acabar com esse rumor de uma vez por todas.

iTVEm seu novo livro intitulado Haunted Empire: Apple After Steve Jobs, a jornalista Yukari Iwatani Kane (ex-Wall Street Journal) aborda um episódio no qual Jobs teria negado que a empresa lançaria uma televisão pouco antes de falecer.

Tudo teria acontecido num dos encontros anuais que a empresa promove com seus 100 executivos mais importantes. Tal encontro deveria ser secreto e nenhum participante poderia comentar os assuntos com ninguém, já que novos produtos e informações importantes sobre o negócio da Apple como um todo eram abordados nas reuniões (que normalmente aconteciam num resort).

Publicidade

Pois em 2010, depois de mostrar o iPad 2 e a Smart Cover para tais executivos, Jobs (já com a aparência debilitada por conta do câncer) sentou e disse:

Vocês têm Steve Jobs sentado bem aqui. Vocês são a minha equipe e podem me perguntar o que quiserem. Eu não me importo o quão estúpido ou insultado seja. Eu quero fazer vocês se sentirem confortáveis sobre qualquer pergunta que tenham a respeito da empresa.

Foi aí que alguém então perguntou se a Apple lançaria uma televisão, já que os rumores sobre isso já existiam. A resposta? “Não. TV é um negócio terrível. Elas não dão retorno e as margens [de lucro] são horríveis”, disse Jobs. Ao contrário de iPhones, que são muito rentáveis e substituídos a cada dois anos, a TV é substituída a cada 8 anos e não é tão rentável.

Ele também disse que a Apple TV continuaria a ser um passatempo (hobby) até que a Apple conseguisse todo o conteúdo necessário para transformá-la em algo mais importante.

Publicidade

Como eu disse, a afirmação de Jobs poderia matar de uma vez por todas os rumores envolvendo uma televisão, certo? Errado. Sabemos que o ex-CEO da Apple não tem um histórico confiável com esse tipo de afirmações. Ele disse que não fazia sentido vermos vídeos em iPods e, pouco depois, lançou o iPod video. Ele também disse que a Apple não poderia oferecer muita coisa ao mercado de telefones, mas pouco tempo depois apresentou o iPhone ao mundo.

Por mais que, para mim, uma televisão não faça muito sentido — pessoalmente aposto mais na estratégia atual da empresa com seu set-top box (a Apple TV) —, existem muitas informações quentes de que a Maçã estaria, sim, trabalhando numa espécie de televisor. O próprio autor da biografia autorizada de Steve Jobs já comentou que deixou supostas informações sobre a “iTV” de fora do livro pois não seria algo justo com a empresa falar de um produto ainda não lançado.

Por que então Jobs teria negado tudo no encontro? Alguns executivos acham que aquilo foi uma mensagem para que as pessoas continuassem focadas no que estavam fazendo em vez de ficar imaginando coisas sobre supostos/futuros produtos.

Publicidade

Fica a dúvida: será que Jobs estava despistando ou sendo sincero com a sua equipe?


Capa do livro "Haunted Empire: Apple After Steve Jobs"“Haunted Empire: Apple After Steve Jobs”

Preço: US$ 18
Compatibilidade: iPads, iPhones/iPods touch e Macs
Req. mínimos (iGadgets): iBooks 1.3.1 e iOS 4.3.3
Req. mínimos (Macs): iBooks 1.0 e OS X 10.9
Escritor(a): Yukari Iwatani Kane
Categoria: negócios e finanças pessoais
Editora: William Collins
Páginas: 384

Badge - Baixar no iBooks

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MM na [Mac] App $tore: Poshlight, Discovr Movies, iBouquiniste, TextPad+, Path on, Disk Diag e mais!

Próx. Post

Rumor indica que Apple poderá lançar um iPhone 5c de 8GB amanhã, dia 18 de março [atualizado 2x: iPad também!]

Posts Relacionados