O melhor pedaço da Maçã.
Smartphone Xperia Pro-I, da Sony

Câmera de novo smartphone da Sony tem sensor de 1 polegada

Um sonho de consumo para poucos

iPhone 13? Pixel 6? O vindouro Galaxy S22? As cartas estão sendo postas à mesa para a nova temporada da batalha dos smartphones, mas uma concorrente que há tempos não está nesse pelotão de frente — a Sony — continua lançando dispositivos móveis periodicamente.

Publicidade

E, se não há condições de concorrer com os lideres do segmento, o que fazer? Focar num nicho específico, é claro. E é exatamente isso que a Sony está fazendo com seu mais novo modelo, o Xperia PRO-I: vendê-lo como um smartphone que é, acima de tudo, uma câmera que faz ligações.

Smartphone Xperia Pro-I, da Sony

Pensado para fotógrafos profissionais e entusiastas da arte da fotografia, o novo aparelho da Sony tem como principal chamariz uma câmera grande-angular com sensor Exmor RS de 1 polegada — o componente, com foco automático do tipo phase detection, é semelhante ao que equipa a elogiada câmera RX100 VII.

Segundo a Sony, ele é capaz de entregar “performance excepcional com pouca luz, alto alcance dinâmico e um belo efeito Bokeh“, produzindo imagens de 12 megapixels, com pixels maiores (2,4µm) que em qualquer outro smartphone. A grande-angular tem lente Zeiss de 24mm e abertura dupla (ƒ/2.0, f/4.4) para efeitos de profundidade de campo “reais” e maior capacidade de ajuste “real” do clique, sem precisar recorrer a efeitos de software.

Além da câmera principal, temos ainda uma ultra-angular e uma teleobjetiva na parte traseira, todas com 12MP e lentes Zeiss. Na frente, a câmera de selfies tem 8MP. O processador de imagens é o BIONZ X, o mesmo das câmeras da linha Sony A9. Ele permite que você tire fotos sequenciais no ritmo de até 20 imagens por segundo, e é capaz de fazer o rastreamento em tempo real de olhos (de humanos e animais) para ajustar o foco e evitar fotos com olhos fechados.

Smartphone Xperia Pro-I, da Sony

Além disso, o Xperia PRO-I é, segundo a Sony, o primeiro smartphone capaz de capturar vídeos 4K a 120 quadros por segundo e manter todos esses quadros intactos, sem compressão posterior — o que facilita o trabalho dos editores na pós-produção.

No restante das especificações, o aparelho ocupa a parte mais alta do universo dos flagship de 2021, com distinções importantes: temos uma tela OLED1Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico. 4K de 6,5 polegadas, proporção 21:9 e taxa de atualização de 120Hz.

O processador é o Qualcomm Snapdragon 888, já com suporte a 5G, 12GB de RAM e 512GB de armazenamento, além de suporte a cartões microSDXC e uma bateria de 4.500mAh. Ele traz ainda uma saída de 3,5mm(!), para você conectar microfones, fones de ouvido ou outros equipamentos de áudio sem depender do Bluetooth.

YouTube video

Toda essa lista, claro, não sai barata: o Xperia PRO-I sairá por US$1.800 nos Estados Unidos, muito além de qualquer iPhone e já entrando no terreno dos smartphones dobráveis da Samsung — e na casa dos valores de câmeras profissionais da Sony. De qualquer forma, se a ideia da japonesa mexeu com seu coração, a pré-venda do smartphone começará nesta quinta-feira (28/10), com vendas iniciadas em dezembro.

via The Verge

Notas de rodapé

  • 1
    Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Cisco Webex ganhará novo app nativo para iPad

Próx. Post

App esconde o notch dos novos MacBooks Pro

Posts Relacionados