O melhor pedaço da Maçã.

Apple adquiriu empresa especializada em reconhecimento de voz cuja tecnologia já suporta o português do Brasil [atualizado]

Siri

Dentre as várias empresas que a Apple adquiriu em 2013, um nome era desconhecido até hoje: o da Novauris Technologies, cujo site curiosamente continua no ar.

Publicidade

Embora ainda não tenha obtido um posicionamento oficial da Apple, o TechCrunch ligou para os escritórios da Novauris e conseguiu falar com o cofundador da empresa, Melvyn Hunt, que atendeu o telefone da seguinte forma: “Apple.” Posteriormente, Hunt confirmou que Novauris não é mais uma entidade independente e que tanto ele quanto o resto da sua equipe agora trabalham para a Maçã.

Siri

O nome da Novauris é um tanto quanto desconhecido, mas trata-se de uma empresa com grande expertise em tecnologias de reconhecimento de voz. Ela surgiu a partir da subsidiária britânica da Dragon Systems, uma conhecida pioneira no segmento responsável por produtos como Dragon Dictate e Dragon NaturallySpeaking.

Publicidade

A linha Dragon é hoje propriedade da Nuance Communications, parceria da Apple na Siri. Com a tecnologia adquirida da Novauris, é possível que futuramente essa união seja desfeita.

A tecnologia de reconhecimento de voz da Novauris suporta várias idiomas, incluindo inglês (dos Estados Unidos, do Reino Unido e de Singapura), alemão, francês (da França e no Canadá), japonês, coreano, espanhol (da Espanha e do México), italiano, mandarim e — vejam só — português (tanto do Brasil quanto de Portugal).

A Apple nunca comenta seus planos pós-aquisições de empresas, mas é claro que a intenção na compra da Novauris deve ter muito a ver com o futuro da Siri. Fica a torcida para que, com isso, a assistente finalmente passe a falar a nossa língua.

Atualização · 03/04/2014 às 16:24

A Apple confirmou a aquisição ao TechCrunch, mas não deu detalhes.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Brasil explica o porquê dos aumentos repentinos nos preços de Macs e iPods [atualizado]

Próx. Post

↪ Entre no clima da WWDC 2014 com estes wallpapers para seu iGadget/Mac!

Posts Relacionados