Conforme anunciamos no artigo passado da nossa série, na quarta-feira (2/4) às 19 horas tivemos um webcast com a participação de leitores do MacMagazine — diga-se de passagem, um bate bola bem produtivo!
Juntos, mapeamos o modelo de negócios do Skype e preenchemos um canvas — de forma superficial, é claro, afinal foi apenas uma hora de discussão.
De acordo com os critérios do modelo, chegamos à conclusão de que o Skype atende a clientes corporativos e finais sendo eles consumidores de serviços online e telefônicos. Além disso, através de um programa de personalização massiva, o Skype personaliza a oferta dos seus produtos de acordo com o perfil do cliente. O site da empresa também é um dos principais canais por oferecer gratuitamente o download da ferramenta, e a comunidade dos atuais usuários é ainda um canal por divulgar o produto e trazer novos clientes para a base de consumidores. Como proposta de valor, identificamos que o Skype segue a tendência em ser uma ferramenta para conectar pessoas — similar aos valores e à visão do Facebook. Ele permite chamadas telefônicas de baixo custo e uma comunicação de qualidade.
Está gostando da análise feita pela turma? Então esta é a oportunidade de assistir ao webcast por meio dos links abaixo — mas atenção, o conteúdo estará disponível somente até dia 10/4, faça o download ou veja agora.
Um obrigado especial a todos que participaram na construção desse canvas! Em breve, teremos mais iniciativas similares na série Appreendedor.
Coordenadores Renato Ribeiro [@deadrop] Marcos Cunha [@CunhaMarcos] |
Colaboradores Arlen Pereira Augusto Batista Fabio Baldo José Flávio Juliana Ribeiro Marco Tanaka Murilo Garcia Bento Regis Araújo Meli Rodrigo Cavalcante |