O melhor pedaço da Maçã.
Maçã e dinheiro | Shutterstock.com
Apple e dinheiro

Mais um grupo move processo contra a Apple por suposta fraude fiscal

Os resultados financeiros recentes da Apple continuam rendendo dores de cabeça para a empresa. Alguns processos que a acusam de fraude fiscal já foram movidos por grupos de investidores ao redor dos Estados Unidos, e agora mais uma ação está sendo encaminhada ao departamento jurídico de Cupertino — essa, relacionada especificamente aos negócios da Maçã na China.

Publicidade

Como informou o AppleInsider, a ação movida no Distrito do Norte da Califórnia convoca todos os indivíduos e grupos que compraram ações da Apple entre 2 de novembro de 2018 e 2 de janeiro de 2019. Segundo os autos do processo, os comentários feitos pelo CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. Tim Cook e pelo CFO2Chief financial officer, ou diretor financeiro. Luca Maestri durante uma conferência de resultados financeiros em novembro passado apresentaram prospectos falsos, que teriam influenciado investidores em direções equivocadas.

Mais especificamente, a Apple previu, na ocasião, um trimestre que quebraria recordes, notando que as incertezas no mercado chinês não seriam determinantes e que a guerra comercial entre os EUA e a China não influenciaria negativamente as vendas de iPhones — o que, como todos sabemos, acabou acontecendo.

A ação acusa a Maçã ainda de não contabilizar, nas suas previsões financeiras, o impacto resultante do programa de troca de baterias que viu 11 milhões de iPhones terem suas baterias trocadas (e suas vidas úteis prolongadas, portanto) — um número 11 vezes superior ao padrão.

Publicidade

A parte queixosa ainda afirma, por fim, que a decisão da Apple de deixar de relatar os números exatos de vendas de iPhones é mais uma iniciativa com intuito de “mascarar” as baixas vendas do smartphone, o que também levaria investidores a tomar decisões com base em informações imprecisas ou incorretas.

O grupo pede compensação financeira pelas ações da Maçã, mas o julgamento da ação ainda não foi marcado. A Apple não comentou o caso.

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.
  • 2
    Chief financial officer, ou diretor financeiro.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Jogos populares da App Store coletam dados que nem mesmo seus desenvolvedores têm conhecimento

Próx. Post

MacMagazine no Ar #322: updates de sistemas, Elo no Apple Pay, sucessor do iPhone XR, compatibilidade do iOS 13 e mais!

Posts Relacionados