Já falamos muito aqui no site sobre como usar Dropboxes e Google Drives da vida para fazer backup dos seus arquivos na nuvem, e agora trazemos mais uma dica que pode interessar a muitos de vocês e é pouquíssimo conhecida. Falo do Arq para Mac, que integra-se aos serviços de armazenamento da Amazon.
Como software, o Arq não traz nada de muito especial. Você seleciona as pastas que deseja fazer backup, pode criar filtros, limitar o impacto na sua rede e fazer agendamentos. O primeiro backup sempre é mais demorado, pois tudo tem que ser enviado para a nuvem; depois disso, apenas as alterações são sincronizadas.
O interessante mesmo do Arq, como falei, é que ele trabalha com os serviços da Amazon — tanto o S3 quanto o menos conhecido Glacier. O S3 hoje em dia traz preços interessantes, é rápido e oferece acesso imediato. Mas para quem só quer um “Time Machine na nuvem” para restauração apenas em caso de necessidade, o Glacier é uma pedida e tanto. Ele não possibilita acesso imediato a arquivos, mas o custo de armazenamento sai por apenas US$0,01 mensais por gigabyte — uma pechincha.
Quando você vai configurar o Arq, pode definir inclusive o seu orçamento máximo para ele lhe informar quanto de espaço para backups você terá disponível. Da mesma maneira, se por um acaso precisar restaurar seus arquivos, ele já faz um cálculo estimado e lhe informa por quanto a coisa sairá.
Trata-se de uma alternativa muito interessante, segura e acessível para quem não curte contar apenas com backups locais (mesmo em drives independentes). O Arq custa US$40, mas possui preços mais em conta para quem for usá-lo em dois ou até dez computadores.
[dica do Leonardo Copello, via Jacken’s Blog]