O melhor pedaço da Maçã.

Como organizar suas notas com etiquetas [iPhone e iPad]

Foto de Brett Jordan no Unsplash
Ícone do app Notas no iPhone

Além de ganhar uma função de mencionar pessoas presentes em uma nota compartilhada, o app nativo Notas (Notes) passou a contar também com uma maneira superbacana de organizá-las no iOS/iPadOS 15 (e, futuramente, no macOS Monterey 12).

Publicidade

Usando etiquetas, você pode categorizar as suas anotações e, posteriormente, encontrá-las de uma maneira muito mais fácil.

Como adicionar uma etiqueta a uma nota

A maneira como você pode adicionar uma etiqueta não poderia ser mais simples. Basta usar o símbolo “#” antes do nome desejado (tipo uma hashtag), em qualquer lugar da nota, e dar um espaço. No caso do iPad, também é possível adicionar uma etiqueta a um desenho usando o Apple Pencil, bastando desenhar “#” e o nome da etiqueta dentro de uma nota.

Você também pode usar hifens e sublinhados para deixar os nomes das etiquetas mais longos e até mesmo adicionar várias etiquetas a uma mesma nota.

Publicidade

As anotações com etiquetas, vale lembrar, não podem ser bloqueadas; além disso, você não pode adicionar uma etiqueta a uma nota que já esteja devidamente bloqueada.

As etiquetas criadas em dispositivos com o iOS/iPadOS 15 ou posterior aparecerão em todos os seus outros dispositivos que estejam com a versão mais recente do iOS/iPadOS 15 e do macOS Monterey 12. Em versões mais antigas desses sistemas operacionais, a etiqueta ficará oculta.

Para remover uma etiqueta, é preciso removê-la de todas as anotações que a incluem.

Como visualizar todas as suas etiquetas

Para ver todas as etiquetas criadas por você, vá para a página inicial do Notas, onde aparecem todas as pastas criadas por você.

Uma nova seção “Etiquetas” aparecerá na parte inferior. Toque em uma delas ou em “Todas as Etiquetas” para ver a lista de notas que contenham elas.

Como adicionar uma mesma etiqueta a várias anotações ao mesmo tempo

Caso queira usar uma mesma etiqueta para um conjunto de anotações, abra o app Notas e toque em uma pasta. Em seguida, toque no botão representado por três pontinhos (no canto superior direito) e em “Selecionar Notas”.

Selecione aquelas que desejar e toque em “Etiquetas” (na parte inferior da tela). Por fim, selecione aquelas que deseja adicionar e, depois, toque em “OK”.

Como criar uma Pasta Inteligente com etiquetas no Notas

Para deixar tudo ainda mais organizado, você pode criar uma pasta inteligente para reunir todas as suas anotações que contenham uma etiqueta. Para criar uma, vá à tela inicial do Notas (com a visualização de todas as suas pastas), toque no botão de nova pasta (no canto inferior esquerdo) e selecione “Nova Pasta Inteligente”.

Dê um nome para ela, selecione as etiquetas que deseja adicionar a essa pasta (ou crie uma diretamente nessa parte) e toque em “OK”.

Publicidade

Também é possível criar uma Pasta Inteligente tocando em uma etiqueta na tela inicial do Notas, indo até o botão com três pontinhos (no canto superior direito) e selecionando “Criar Pasta Inteligente”.

Para converter uma anotação “normal” em uma inteligente, abra uma pasta delas, toque no botão com três pontinhos e selecione “Converter para Pasta Inteligente”.


O que achou da novidade? 📝


Ícone do app Notas
Notas de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhones Compatível com o Apple Vision Pro
Versão 1.7 (836.6 KB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como ocultar pessoas no app Fotos [iPhone e iPad]

Próx. Post

Como desativar as notificações de menções em notas compartilhadas [iPhone e iPad]

Posts Relacionados