O melhor pedaço da Maçã.

Em novo vídeo, Apple destaca seus esforços relacionados ao meio ambiente [atualizado 2x]

Painel solar da Apple

Amanhã, dia 22 de abril, é o Dia da Terra[1]. Não coincidentemente, hoje a Apple divulgou algumas informações importantes relacionadas ao meio ambiente.

Publicidade

Painel solar da Apple

A primeira delas foi uma bela atualização na página Environmental Responsibility (Responsabilidade Ambiental)[2], a qual traz informações importantes como o que a empresa está fazendo para combater as mudanças climáticas, como trabalha para eliminar toxinas nocivas de seus produtos, como utiliza materiais recicláveis para tentar conservar ao máximo os recursos do planeta… ou seja, tudo o que ela está fazendo para tornar o nosso mundo um lugar melhor.

Para destacar tudo isso, a empresa preparou um vídeo intitulado “Better” (“Melhor”), que conta com a narração de Tim Cook. Confira:

Publicidade

YouTube video

Até mesmo o “Campus 2” da Apple, que ainda está em obras, ganhou destaque na página, afinal, ele será 100% abastecido por energia renovável — além disso, utilizará 30% menos energia do que uma sede de mesma proporção, contará com mais de 1.000 bicicletas para que empregados se desloquem, entre outras coisas.

Na mesma página também é possível ler uma carta aberta de Lisa Jackson (contratada pela empresa recentemente para comandar a área de meio ambiente). Confira:

Na Apple, acreditamos que a inovação serve para melhorar as coisas. Essa ideia simples nos faz tomar medidas para enfrentar o problema das mudanças climáticas, que é bem real. Sentimos a responsabilidade de pensar em tudo o que fazemos para reduzir nosso impacto sobre o meio ambiente. Isso significa usar materiais mais ecológicos e sempre inventar novas maneiras de preservar recursos preciosos.

Nós não queremos só criar os melhores produtos do mundo, mas também os melhores produtos para o mundo. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas estamos orgulhosos do nosso progresso. Por exemplo, a energia usada por todos os nossos centros de dados vem de fontes limpas, como energia solar, eólica e geotérmica. Assim, sempre que você baixa uma música, atualiza um app ou faz uma pergunta para a Siri, a energia usada pela Apple vem da natureza.

É claro que a energia mais limpa é a energia que não é usada. Por isso, reduzimos a média de energia total consumida pelos produtos Apple em 57% desde 2008. E todos os nossos produtos superam as diretrizes rígidas da ENERGY STAR para o consumo eficiente de energia.

Fomos a primeira empresa do setor a remover muitas substâncias tóxicas nocivas de nossos produtos, como PVC, retardadores de chama bromados e ftalatos. Além disso, reciclamos mais de 190 milhões de quilos de lixo eletrônico. Agora todas as Apple Stores aceitam produtos Apple para reciclar de forma responsável e gratuita. Precisamos ser responsáveis por todos os produtos Apple, em todas as suas etapas de utilização.

“Melhor” significa que nunca terminamos. Nós nos esforçamos todos os dias para desenvolver inovações que reduzam nossas emissões de carbono, usem materiais mais limpos e seguros e mostrem que o que é bom para o planeta também pode ser bom para os negócios. Na Apple, valorizamos a natureza em nossos princípios de negócios e de design. Prometemos manter você informado durante a nossa jornada.

Atenciosamente,

Lisa Jackson, vice-presidente de iniciativas ambientais.

Lisa Jackson

Jackson também foi perfilada pela Wired, que falou bastante sobre os objetivos dela na empresa — todos, é claro, focados no meio ambiente. A Maçã já está quase conseguindo alcançar a meta de abastecer todas as suas instalações com 100% de energia verde, por exemplo — atualmente o número está em 94%, levando em conta os data centers e os prédios corporativos. Para termos uma ideia, em 2010 o número era de “apenas” 35%.

Publicidade

O próximo objetivo será abastecer as lojas de forma totalmente limpa — atualmente 120 das mais de 400 lojas são alimentadas com energia renovável.

Publicidade

Que outras empresas sigam a liderança da Apple também quando o assunto é meio ambiente. 🙂


  1. Para mais datas importantes, não deixe de assinar o nosso calendário. ↩
  2. Por enquanto, apenas a página americana foi atualizada — a brasileira continua apresentando o visual e o conteúdo antigos. ↩

[via 9to5Mac: 1, 2, 3]

Atualização, por Rafael Fischmann · 21/04/2014 às 22:25

Para o Dia da Terra, a Apple também está deixando verde a folhinha do seu logo da maçã em diversas Retail Stores. Confira duas fotos publicadas pelo 9to5Mac:

Apple Retail Store no Dia da Terra

Apple Retail Store no Dia da Terra

Aparentemente, empregados também usarão camisetas especiais na cor verde durante todo o dia de amanhã.

Será que a loja do VillageMall no Rio participará também? 😉

Atualização II, por Rafael Fischmann · 22/04/2014 às 15:48

Nós questionamos, nós respondemos: sim, a loja do Rio de Janeiro também entrou em clima de Dia da Terra. Confira algumas fotos tiradas pelo nosso colaborador Thiago Drummond:

Apple Store - VillageMall em clima de Dia da Terra

Apple Store - VillageMall em clima de Dia da Terra

Apple Store - VillageMall em clima de Dia da Terra

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Donos de Apple TVs de primeira geração encontram problemas para se conectar à iTunes [atualizado: solucionado]

Próx. Post

↪ “iWatch”: empresa amplia o registro da marca “Apple” para cobrir também jóias e relógios

Posts Relacionados