O melhor pedaço da Maçã.

EasyPay: conceito vislumbra como poderia ser o sistema de pagamentos móvel da Apple

EasyPay

Oitocentos milhões de contas — a maioria com cartões de crédito vinculados — e Touch ID, um sensor capaz de reconhecer impressões digitais de usuários de uma forma simples e eficiente. Com esses ingredientes, muitos apostam que a Apple tem tudo para entrar de vez no mercado de pagamentos, com uma solução proprietária. O próprio CEO já deixou claro o interesse da empresa nesse segmento:

Publicidade

Eu acho que é uma área muito interessante. Temos quase 800 milhões de contas no iTunes e a maioria das pessoas tem cartões de crédito associados [a elas]. Já temos pessoas usando o Touch ID para comprar coisas em nossas lojas, por isso é uma área de interesse para nós. E é uma área na qual ninguém se destacou ainda. Sei que existem algumas empresas neste segmento, mas você ainda tem uma carteira no seu bolso de trás e eu também, o que provavelmente significa que a solução ainda não foi descoberta.

Tim Cook, CEO da Apple.

Dito isso, é óbvio que já trataram de vislumbrar como seria esse sistema. Confira o “EasyPay”, conceito criado por Ricardo Del Toro — com direito a um apple.com levemente redesenhado:

EasyPay

Idealmente, desenvolvedores iriam incorporar esse sistema em seus aplicativos, possibilitando que pessoas comprem coisas físicas — um exemplo poderia ser a Amazon.com. Além de aplicativos para iOS, essa funcionalidade também poderia estar disponível na web. Chaves (Keychain) é um passo na direção certa, mas poderia ser uma experiência muito melhor. No checkout, o cartão deslizaria para cima e, quando o Touch ID reconhecer a impressão digital correta, ele iria iniciar o pagamento através do sistema do iTunes. Outra possibilidade é no varejo. A implementação desse tipo de experiência em um ambiente de varejo seria algo mais complexo. Minha ideia para a experiência da transação é: entrar em uma loja de café — ou em qualquer ambiente de varejo — e pedir para que a conta seja colocada no EasyPay. O EasyPay enviaria uma notificação para o iPhone em frente ao balcão utilizando a tecnologia iBeacon e, quando o Touch ID autorizar, o sistema de pagamento do iTunes iria dirigir o montante solicitado para o local de varejo.

A implementação de varejo é bastante complexa, com uma grande quantidade de infra-estrutura velha a considerar. Eu acredito que o futuro do celular é pagamentos. Há muito espaço para melhorias nessa área.

De fato muita coisa ainda pode mudar nessa área. Como Cook disse, se nós ainda utilizamos uma carteira no(a) bolso(a), é porque a solução definitiva ainda não foi descoberta.

[via Cult of Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Fã de Lily Allen? Ouça de graça o streaming do novo álbum da cantora, “Sheezus”, na iTunes Store

Próx. Post

Loja MacMagazine: confira os kits que preparamos para o Dia das Mães! ;-)

Posts Relacionados