Em mais um dos seus apanhados gerais de rumores envolvendo o mundo Apple, o garoto Mark Gurman do 9to5Mac trouxe hoje supostas informações atualizadas sobre várias futuras novidades dela.
A seguir, um resumo do que foi falado.
- WWDC: o grande evento das próximas semanas poderá receber um foco especial no OS X, em vez do que vimos em anos passados. Isso porque espera-se que a atualização deste ano do sistema operacional de Macs seja mais significativa que a do de iGadgets.
- OS X 10.10: como já sabemos, a nova versão — de codinome interno “Syrah”, mas que pode vir a se chamar publicamente, por exemplo, “Yosemite” — virá com um visual bastante modificado em relação à 10.9 Mavericks e alguns recursos provenientes do iOS (como provavelmente um AirDrop integrado), mas a Apple continua mantendo uma significativa distinção de usabilidade entre o OS X e o iOS, como realmente deve ser.
- iOS 8: algumas das possíveis futuras novidades do sistema operacional móvel que já cobrimos aqui no site poderão ser “empurradas” para uma versão 8.1, a ser lançada no finalzinho deste ano ou no começo de 2015. A Apple poderá optar, porém, por já apresentar tudo na WWDC.
- iCloud: a Apple continua trabalhando em melhorias para o seu serviço de computação na nuvem, algumas delas específicas para desenvolvedores que desejem melhor integrá-lo ao seus apps. Ela também estaria desenvolvendo uma melhor flexibilidade de resoluções, considerando futuros modelos de iDevices com telas de tamanhos/formatos variados.
- A8: como já era de se esperar, a Apple também está finalizando os trabalhos na próxima geração do seu processador que virá a equipar iPads e iPhones/iPods touch, com um foco especial não apenas em performance, mas também em eficiência energética. Considerando que o “iPhone 6” poderá ser bem mais fino que o 5s, é importante que ela consiga oferecer uma boa autonomia mesmo com uma bateria bastante leve/compacta.
- Apple TV: o produto que perdeu sua caracterização de “hobby” é agora uma prioridade nos laboratórios de Cupertino, mas aparentemente o desenvolvimento de um novo software para ele não estaria diretamente ligado a um novo hardware — o que pode indicar que teremos novidades separadas nesse sentido, o que inclusive abre chances de o hardware atual suportar um sistema atualizado com suporte a apps, por exemplo.
Como 2014 ainda está sendo bem frio morno para a Apple, não é uma surpresa que haja tanta coisa saindo do forno daqui para o final do ano. Esperem muitas novidades vindo por aí, não necessariamente já conhecidas com base nesses rumores.