Alguns de vocês devem se lembrar do nosso review do Dash, um dos primeiros fones de ouvido totalmente sem fio que chegaram antes mesmo dos AirPods, em 2016. Desde o início, a Bragi — fabricante do Dash — disse que seu objetivo era “revolucionar o mercado”, mas isso não ocorrerá mais por parte dos seus gadgets.
O CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Bragi, Nikolaj Hviid, confirmou para a Wareable que vendeu os negócios de hardware da startup alemã para um comprador terceirizado não-divulgado, em março deste ano.
Mesmo com o fim das atividades no mercado, o executivo explicou que os consumidores continuarão a receber suporte por meio dos canais existentes e isso perpetuará mesmo após a aquisição do novo proprietário.
Hviid contou, ainda, que a Bragi continuará licenciando suas propriedades intelectuais e seus projetos de inteligência artificial (AI), mas não fabricará novos dispositivos. No ano passado, a Bragi anunciou uma plataforma de aprendizado de máquina chamada Nano AI, na qual está dedicando seus esforços.
A suíte de tecnologia da Bragi é aplicada além de nossos próprios produtos para parceiros e outras marcas de fones de ouvido. O Dash Pro possui AI e software inovadores que podem ser atualizados com novos recursos da assistente virtual da Amazon, a Alexa, tradução de idiomas e audição personalizada.
Com o lançamento do Dash, muitas empresas (e usuários) voltaram sua atenção para os fones de ouvido intra-auriculares sem fio, incluindo gigantes da tecnologia. Segundo fontes anônimas, o Google estava interessado em adquirir a tecnologia da Bragi para seus próprios acessórios, os Pixel Buds, mas o acordo não aconteceu.
É claro que todo esse hype voltou-se parcialmente (ou majoritariamente) para os AirPods no fim de 2016. Desde então, os fones de ouvido sem fio da Maçã vêm abocanhando cada vez mais fatias do mercado consumidor; no fim do ano passado, eles foram responsáveis por mais da metade do total de vendas desses gadgets no mundo.
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.