Num artigo publicado em abril de 2012, nós mostramos como relatar algum problema ou insatisfação com algum aplicativo comprado — tanto na App Store quanto na Mac App Store —, o que na maioria dos casos gera um reembolso para o usuário.
Esse reembolso não funcionava como no mundo real, onde a gente devolve o produto comprado e recebe o dinheiro de volta. Nas lojas de aplicativos da Apple, não havia uma forma de a Maçã retirar o app/jogo da lista “Comprado” (“Purchased”). Ou seja, apesar de o cliente ter recebido o dinheiro de volta, ele continuava com o produto comprado. Mas hoje isso mudou.
The App Store no longer allows people who received a refund to reinstall or update the app with a clear message: pic.twitter.com/zR5drjVCke
— Michael Simmons (@macguitar) May 24, 2014
Conforme relatou Michael Simmons, da Flexibits (famosa criadora do Fantastical), a App Store já não permite mais que clientes reembolsados atualizem ou reinstalem o aplicativo em questão. Ao tentar fazer isso, a seguinte mensagem aparece:
Atualização Indisponível com este ID Apple
Esta atualização não está disponível para esse ID Apple ou porque ele foi comprado por um usuário diferente ou o item foi devolvido ou cancelado.
E pelo visto, parece que a Apple também facilitou a forma como relatamos um problema. Se antes era necessário ir ao iTunes, abrir a sua conta, ver o histórico de compras, achar o app em questão e relatar um problema, agora basta visitar o site reportaproblem.apple.com
.
Depois de entrar com o seu ID Apple, escolha o app que você quer fazer a reclamação, a opção mais de acordo com o problema que você está enfrentando e pronto.
Ainda não considero esse método o ideal pois continua faltando uma opção “Reembolso” (“Reimbursement”) aí, mas que ficou um pouco mais fácil, ficou. Todavia, para resolver isso de uma vez por todas, a Apple bem que poderia adotar um sistema de teste (trial) de aplicativos e jogos — ideias para isso não faltam.
[via MacRumors]