O melhor pedaço da Maçã.

Sistema de pagamento móvel: executivos da Apple estariam conversando com diretores de lojas

Conceito para o "EasyPay"

No começo do ano, nós divulgamos que a Apple estaria interessada em criar um sistema de pagamento móvel. Recentemente, Tim Cook falou sobre o desenvolvimento de novos produtos e deu a entender que a ideia de desenvolver alguma solução de pagamento móvel é muito forte dentro da empresa.

Publicidade

Sei que existem algumas empresas neste segmento, mas você ainda tem uma carteira no seu bolso de trás e eu também, o que provavelmente significa que a solução ainda não foi descoberta.

Tim Cook, CEO da Apple.

Para completar, os planos de Angela Ahrendts (nova chefe das lojas da Apple — tanto físicas quanto online) passam justamente por um sistema de pagamento móvel. De acordo com relatos, o vice-presidente sênior Eddy Cue e a ex-chefe da loja online, Jennifer Bailey, montaram uma equipe para imaginar com seria esse serviço. Obviamente, fora da Apple também tem gente pensando nisso e já criaram até mesmo bons conceitos para o “EasyPay”.

Conceito para o "EasyPay"

Conceito para o EasyPay, sistema de pagamento móvel da Apple.

Publicidade

Nesta semana, Mark Gurman (do 9to5Mac) trouxe mais informações sobre esses planos da Apple. De acordo com as fontes dele, a Maçã quer mesmo substituir a nossa carteira por um iPhone. Para isso, executivos estão conversando com diretores de lojas de varejo a fim de entender melhor esse mundo.

O grande desafio de um sistema desses está em como integrar os diferentes métodos utilizados hoje por lojas de varejo como pagamento. Cada ponto de venda tem práticas de pagamento e transações únicas, e construir uma solução que seja utilizada em todos esses pontos de venda exige uma extensa pesquisa da Apple. Além disso, a empresa estaria fazendo alguns levantamentos com próprios clientes e com as lojas sobre o potencial interesse em utilizar dispositivos móveis como sistema de pagamento.

O que se sabe até agora é que o sistema tem tudo para ser atrelado à conta do usuário na iTunes Store, e que os próprios aparelhos seriam utilizados para confirmar a compra (possivelmente pelo Touch ID, sensor que lê as impressões digitais e que deverá chegar a iPads neste ano).

Publicidade

Paralelamente, a Maçã estaria divulgando o iBeacon com a intenção de que mais e mais lojas o utilizem, o que abre a possibilidade de esse sistema de pagamento móvel, de alguma forma, utilizar a tecnologia da Apple baseada em Bluetooth.

Por enquanto, como podemos ver, tudo ainda está em fase embrionária — não espere ver a Apple anunciando um sistema de pagamento móvel na WWDC 2014, por exemplo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple e Oracle liberam novas atualizações do Java para o OS X

Próx. Post

Confira mais dois conceitos interessantes para o iOS: widgets e múltiplos usuários em iPads

Posts Relacionados