O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Aplicativo para iPhone é capaz de reconhecer células cancerígenas

iPhone diagnosticando câncer

Beneficiar milhares de pessoas com a tecnologia do iPhone se tornou tarefa diária para o cientista George Zouridakis, desde 2005. Esqueça os aplicativos de bate-papo ou de fotos com filtro lavado, o professor de engenharia da Universidade de Houston trabalha num projeto para identificar, em poucos segundos, células cancerígenas por meio de um software desenvolvido exclusivamente para o smartphone da Apple.

Publicidade

iPhone diagnosticando câncerO conceito é simples: a pessoa tira uma foto da lesão suspeita e a envia para o app, chamado DermoScreen. Imediatamente, é possível obter uma avaliação da imagem. No entanto, não só o telefone celular faz todo o trabalho; para garantir sua total eficácia, o dispositivo utiliza uma lente especial de aumento com custo, em média, de US$500, oferecendo uma melhor iluminação da área fotografada.

Antes de a entidade médica se manifestar sem terminar de ler o texto, a ferramenta funcionaria apenas como um pré-exame, principalmente para quem não pode arcar com um plano particular nem esperar cinco meses por uma consulta num hospital público, e precisa de um resultado rápido. Por isso, o DermoScreen ainda está em fase de testes e não tem data para ser comercializado.

Contudo, há mais de um ano alguns investidores começaram a se interessar pelo mecanismo. Isso porque uma equipe de estudantes da Universidade Wolff Centro de Empreendedorismo chamou atenção ao produzir um plano de negócios sobre o aplicativo e ganhar um prêmio de US$60.000 na competição da California Dreamin’ National Business Plan, no ano passado.

Publicidade

Ainda assim, Zouridakis quer adiar esse lançamento apesar de os testes iniciais revelarem 85% de precisão no diagnóstico. O motivo? O cientista prefere pesquisar mais casos para aprimorar a tecnologia do aplicativo e assegurar que ela seja mais precisa. O importante é que ele consiga mesmo ajudar as pessoas e incentivar cuidados com a saúde.

[via Business Insider]

Ver comentários do post

Artigo Anterior
Adaptador de força de iPhone (5W) vendido na Europa

Apple realiza recall de adaptadores de força de iPhones vendidos na Europa

Próximo Artigo
Screenshot do iOS 8

E vamos a mais uma compilação de screenshots e detalhes do iOS 8 e do OS X Yosemite

Posts Relacionados