Um dos pontos altos da apresentação de abertura da WWDC 2014 foi o recurso Continuidade (Continuity).
Você sempre faz coisas incríveis num Mac ou num dispositivo com iOS. E agora, usando os dois juntos, você pode fazer ainda mais. Com o OS X Yosemite e o iOS 8, seus dispositivos sabem quando estão próximos. Isso ativa novos recursos que faz com que eles trabalhem juntos de forma mais inteligente. Agora os dispositivos mais incríveis conseguem aproveitar o melhor um do outro.
Com ele, usuários podem por exemplo começar a trabalhar numa apresentação (no app Keynote) em um iPad ou iPhone/iPod touch e terminar no Mac, transitando entre os dispositivos de uma forma simples e indolor.
Além disso, será possível atender e até mesmo realizar chamadas telefônicas e enviar/receber SMS pelo Mac ou por iPads, desde que seu iPhone esteja por perto. Para completar, a Apple implementou uma maneira praticamente automática para que usuários utilizem o Acesso Pessoal (compartilhamento da internet 3G/4G de iPhones e iPads) em seus Macs, intitulado Instant Hotspot (algo como Acesso Instantâneo).
São esses tipos de recursos que diferenciam a Apple da concorrência, já que apenas empresas com uma estratégia vertical (que controlam tanto a produção de hardwares quanto de softwares) podem se dar ao luxo de realizar uma integração neste nível. Mas o ecossistema da Apple vai além de Macs, iPads e iPhones/iPods touch, e é possível que o recurso Continuidade chegue também a Apple TVs.
Alguns desenvolvedores que estão testando o OS X Yosemite — e que atualizaram suas Apple TVs para a versão beta liberada ainda ontem — estão visualizando a notificação acima, a qual indica que seus set-top boxes estão disponíveis para tirar proveito do recurso Continuidade.
Isso pode ser um bug, mas é plausível acreditarmos que a Apple está, sim, levando o recurso para Apple TVs. Com ele, usuários poderiam por exemplo começar a assistir a um filme no iPad e, ao entrar no quarto/sala, continuar assistindo tudo pela Apple TV. Hoje em dia isso é possível graças ao recurso AirPlay, mas nele a coisa não acontece de forma tão automática. Além disso, o recurso Continuidade não envolve streaming entre os aparelhos — tudo muito provavelmente acontece via iCloud.
A utilização da Continuidade em Apple TVs não se resumiria a filmes, podendo ser estendido para músicas (compradas na iTunes Store ou tocadas pelo iTunes Radio), visualização de fotos (que ficarão todas hospedadas no iCloud), entre outras coisas.
Ontem informamos que a nova versão beta do software de Apple TVs *não* está disponível para os dispositivos de segunda geração. Uma das possíveis explicações para isso seria justamente a chegada do recurso Continuidade, que segundo o site apfeleimer.de [Google Tradutor], funciona via Bluetooth LE (4.0). A Apple TV de segunda geração não conta com esse componente, assim como alguns Macs antigos.
Abaixo, veja a lista de iProducts que contam com o Bluetooth 4.0 e que, consequentemente, seriam compatíveis com o recurso Continuidade:
Macs
- MacBook Air: meados de 2011 ou mais recente.
- MacBook Pro (Retina ou não): meados de 2012 ou mais recente.
- Mac mini: meados de 2011 ou mais recente.
- iMac: final de 2012 ou mais recente.
- Mac Pro: lançado em 2013 (modelo atual).
iGadgets
- iPads: terceira geração ou mais recente.
- iPhones: 4s ou mais recente.
- iPods touch: quinta geração (modelo atual).
- Apple TVs: terceira geração ou mais recente.
Vamos torcer para que o recurso chegue mesmo a Apple TVs! 🙂