Rumor: TSMC já está fornecendo chips para a Apple; 68 milhões de “iPhones 6” foram encomendados para o lançamento

Logo da TSMC

Logo da TSMCHá muito tempo (desde 2011) circulam por aí rumores vindo de veículos asiáticos de que a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) começaria a produzir os chips da Apple utilizados em iPads e iPhones/iPods touch. Atualmente a Samsung é responsável pela produção dos processadores da Maçã e tal movimento seria bom para a Apple, que começaria a se afastar um pouco da sul-coreana.

Publicidade

Mas deixando esses relatórios da Ásia de lado, o primeiro indício “concreto” dessa parceria surgiu em meados de 2013, quando o Wall Street Journal afirmou que Apple e TSMC assinaram um acordo de produção de chips.

De lá pra cá, nada aconteceu. Hoje, porém, o mesmo WSJ informou [matéria fechada para assinantes] que a TSMC começou a fornecer processadores (A8, de 20 nanômetros) para a Apple no segundo trimestre de 2014.

Se isso for verdade, significa que a firma de Cupertino não depende mais exclusivamente da Samsung para a entrega de um componente crítico usado em iPads e iPhones/iPods touch. Garantindo uma nova fornecedora, a Apple consegue ter mais força em futuras negociações com a Samsung; por outro lado, a TSMC ganha um cliente desejado por praticamente todas as empresas, capaz de aumentar as receitas/lucros (no curto prazo) e injetar uma boa quantidade de dinheiro para pesquisa e desenvolvimento de futuras tecnologias (longo prazo).

Publicidade

Por falar em futuro, Apple e TSMC estariam trabalhando já na produção do A9, um processador de 16 nanômetros que daria as caras em 2015. Sem dúvida nenhuma, essa parceria com a TSMC trará ótimos benefícios para ambas as empresas.

Mockup do “iPhone 6”

Mockup do “iPhone 6”.

Publicidade

Numa nota relacionada — e corroborando rumores de que a produção em massa do “iPhone 6” começaria agora em julho —, o Business Weekly informou [Google Tradutor] que a Apple teria encomendado nada mais nada menos que 68 milhões de aparelhos para o lançamento. Comparativamente, o número é praticamente o dobro do que a empresa solicitou para o lançamento do iPhone 5, em 2012.

Será que este ano não teremos aquele velho problema de estoque que aflige praticamente todos os lançamentos de iGadgets da Apple? Vamos torcer!

[via iDownloadBlog, MacRumors]

Posts relacionados