Os segredos de uma das empresas de vigilância mais proeminentes do mundo, o Gamma Group, foi divulgado na internet na semana passada, cortesia de um delator anônimo que parece ter acesso a documentos corporativos sensíveis. E, enquanto eles fornecem grandes detalhes sobre as capacidades de muitas ferramentas de espionagem da Gamma, talvez a revelação mais surpreendente é sobre algo que a empresa não é capaz de fazer: ela não pode invadir o seu iPhone.
Telefones Android, alguns BlackBerries e telefones que executam sistemas operacionais mais antigos da Microsoft são todos vulneráveis ao spyware do Gamma, chamado FinSpy, que pode transformar o seu telefone inteligente em um potente dispositivo de vigilância.
Ainda de acordo com a matéria do Washington Post, depois de instalado o spyware — concebido para que agências governamentais/de inteligência monitorem remotamente telefones celulares e tablets — permite a escuta de conversas, o acesso a contatos, a ativação do microfone, a visualização da localização de usuários e mais! A boa notícia é que, se o seu iPhone não é jailbroken, você está protegido do FinSpy — ao menos é isso que indica o documento da empresa [PDF], publicado em abril de 2014. [AppleInsider]