Cada vez mais empresas estão embarcando na onda de aparelhos vestíveis que estão conectados e registrando alguma coisa para nós. A ideia inicial foi a de pulseiras que registram nossas atividades físicas — como a “falecida” FuelBand, da Nike. Mas o mercado evoluiu e um dos segmentos que tem o maior destaque hoje é o de medidores da qualidade do sono.
Recentemente, duas iniciativas de empresas do Vale do Silício foram além do que temos atualmente disponível no mercado. Ambas abandonaram as tradicionais pulseiras e investiram em sensores para serem colocados junto à cama. Uma das vantagens de ter um sistema de rastreamento instalado de forma permanente é que o usuário não tem que usar apetrechos que precisam ser ativados todas as noites — ou que, em alguns casos, podem até atrapalhar o sono. Vamos aos produtos:
A Misfit Wearables, fabricante do monitor de atividade Shine — em parceria com a Beddit —, anunciou o lançamento de um sistema ultra-sensível de medição da qualidade do sono, o Misfit Beddit.
Anunciado como um dos sensores de sono menos intrusivos disponíveis, ele é um dispositivo que pode ser colocado sobre o colchão de uma cama para medir uma grande quantidade de informações do sono como ciclos (baseado na respiração), batimentos cardíacos, movimento, ronco e som ambiente. A informação é transmitida automaticamente para o app Misfit, disponível gratuitamente na App Store.
O Misfit Beddit pode ser adquirido na loja online da Misfit por US$150.
Já o Sense, da empresa Hello, surgiu como um projeto no site de financiamento coletivo Kickstarter e promete ser “um sistema simples que acompanha o seu comportamento durante o sono, monitora o ambiente do seu quarto e reinventa o alarme”.
O projeto já foi financiado — ou seja, vai acontecer — e conta com duas partes distintas: um sensor (Sense) e um dispositivo para ser colocado sob os lençóis.
O leitor principal exerce as mesmas funções do aparelho da Misfit. O que o diferencia, no entanto, é a adição do Sense. Ele é um dispositivo maior que é projetado para ficar sobre a mesa de cabeceira e tem como função monitorar o ambiente do seu quarto, registrando barulhos, luzes, temperaturas, umidade e partículas de ar. A intenção é correlacionar as interrupções durante o sono às condições externas e distúrbios. Assim, você pode concluir que o seu sono foi interrompido na mesma hora que um trovão foi ouvido pelo Sense, por exemplo.
O dispositivo trabalha com seu próprio aplicativo (ainda indisponível), oferecendo um registro geral do seu sono — além de um cronograma de eventos durante toda a noite. O aplicativo pode até mesmo reproduzir sons que foram captados, permitindo aos usuários ouvir distúrbios que podem ter levado a uma interrupção no sono profundo. Ele também inclui um recurso de alarme inteligente, que trabalha com o monitor para acordar o usuário na hora certa (se um usuário começa a se mover mais frequentemente após um longo período de descanso, o Smart Alarm do aplicativo soará em sincronia com um ritmo de sono).
Você pode fazer a pré-encomenda do Sense a partir de US$100.