Pages para usuários do OS X (e, desde 2010, também no iOS), a empresa sempre procurou fazer um balanço entre o que o Mac deveria oferecer por padrão, tanto para as tarefas de processador de textos quanto para diagramação e confecção de publicações mais elaboradas. Hoje eu vejo a sua opção para esses segmentos no meio termo: atende bem tanto à maioria dos casos em que os usuários precisam escrever documentos formais quanto às ocasiões em que eles desejam libertar um pouco da sua criatividade em mídia impressa.
Nos quase dez anos em que a Apple vem oferecendo oÉ comum, no entanto, que usuários mais experientes queiram ter ferramentas mais complexas ao seu alcance. Em termos de processador de textos, hoje temos o Microsoft Word em oferta por um preço razoável — tanto através do Office 365 quanto em licença perpétua no Office para Mac. Já em desktop publishing, ferramentas como o Adobe InDesign reinam de forma absoluta pelo mundo.
Mas uma nova opção 100% nativa para o Mac ganhou notoriedade nas últimas semanas: trata-se do Printworks, da Belight Software.
O aplicativo se destaca por tornar fácil e rápida a realização de tarefas bastante convencionais de DTP, mas sem perder o apelo profissional e a flexibilidade. Nós tivemos a oportunidade avaliá-lo por alguns dias e ficamos bastante satisfeitos com a qualidade do produto.
Um bom ponto de partida
O Printworks oferece uma enorme variedade de modelos para dar início rápido a publicações simples, destinadas a impressionar. São mais de 400 deles, separados por 24 categorias em 6 tipos diferentes de documentos.
O usuário já ganha de cara um arsenal para começar a trabalhar facilmente com panfletos, catálogos, cartões, calendários, pôsteres e muito mais. Caso queira começar do zero, o aplicativo conta com tutoriais rápidos para familiarizar os mais experientes na estruturação de documentos, bem como a correta diagramação de conteúdo no processo de criação.
Além de modelos e familiarização rápida com as principais funcionalidades de editoração, usuários do Printworks também terão um bom ponto de partida com recursos para adicionar às publicações. Mais de 1.000 símbolos, clip-arts são fornecidos por padrão com o aplicativo e, caso você queria mais, é possível adicionar até 40 mil figuras de exemplo por apenas US$10 (via In-App Purchase).
Ao estilo iWork
O aplicativo possui alguns traços da estrutura que a Apple definiu para apresentar suas ferramentas de edição disponíveis, como um Inspetor centralizado que reúne todos os comandos na barra lateral à direita da janela do aplicativo.
Embora não seja sensível ao contexto como no caso do Pages, não é difícil interagir com ele. Ao topo do documento ficam as ferramentas de edição e um editor de camadas, no qual é possível separar os elementos estruturais de um documento do seu conteúdo, por exemplo.
O aplicativo também suporta estilos de formatação e páginas master (mestre), a exemplo de outros produtos na categoria. Merecem destaque ainda as suas funções de calendário e códigos de barras, acessíveis a partir da barra de ferramentas.
Preparando para distribuição
Na hora de publicar, o Printworks apresenta suporte ao menu de compartilhamento nativo do OS X, onde os documentos podem ser enviados como anexos no Mail, no Mensagens e via AirDrop com outros usuários. Em redes sociais é possível publicar capas via Facebook e Twitter.
Também é possível salvar arquivos no iCloud e exportá-los como imagens JPEG e TIFF, além de PostScripts encapsulados e, claro, PDFs.
· · ·
Se você estava em busca de um app para editoração eletrônica, vale a pena dar uma olhada no Printworks — ele está em promoção de lançamento, com 40% de desconto.
Desculpe, app não encontrado.