Ninguém mais pode dizer que adotar iPads como cardápios é uma “inovação” [nem no Brasil: 1, 2], mas é fato que a coisa ainda não é tão disseminada assim e muita gente pode nunca ter visitado um estabelecimento desses. Agora, quem mora em Belo Horizonte (MG) também terá essa oportunidade.
A implementação de iPads como cardápios acaba de ser anunciada pela Choperia Albano’s:
Para quem gosta de um bom chope e também de tecnologia, a união é perfeita. Diversos iPads serão disponibilizados para clientes pelo estabelecimento, que é o primeiro de Minas Gerais a adotar essa novidade.
“Além de esteticamente mais bonito, o menu conta com informações detalhadas sobre o restaurante e seus pratos. Desse modo, o cliente fica mais à vontade para fazer o pedido, visualiza o prato que irá pedir e ganha tempo com o atendimento”, revelou Rodrigo Ferraz, proprietário da choperia.
O maior diferencial do cardápio da Choperia Albano’s é a tecnologia com que ele foi produzido. “Instalado na plataforma Apple, o cardápio utiliza um servidor Mac OS X, front-end HTML5, back-end Ruby on Rails e banco de dados MongoDB, tornando o cardápio mais leve e muito mais rápido, de atualização imediata, compatível com outras mídias móveis e permite receber a customização total do seu layout”, explicou Renato Amarante, diretor de negócios da Sense8, agência de mídia interativa responsável pela produção do projeto.
“Mesmo assim, conseguimos manter uma interface 100% igual à de um app nativo”, continuou Amarante. Desta forma, não é necessária a instalação de apps via iTunes Store e as atualizações acontecem sem a necessidade de o usuário fazer updates manuais. Assim, são dispensadas também aquisições de softwares proprietários e caros para o desenvolvimento de projetos semelhantes.
Na tela do iPad, o cliente pode, com alguns toques, ampliar ou diminuir as fotos dos pratos, assistir a videos e saber mais detalhes de cada opção. “As vantagens são infinitas. Com a facilidade da atualização, o cliente ficará por dentro de todas as novidades mais recentes. Uma inclusão de novo prato ou uma promoção, por exemplo, é feita na hora para o cardápio digital, o que seria impossível no modelo de papel”, destacou Ferraz.
Num primeiro momento, pelo menos, para atender a todos (inclusive os que preferem a versão tradicional), os garçons da Choperia Albano’s irão oferecer para os clientes ambas as opções de cardápio.