O melhor pedaço da Maçã.
legdrubma / Shutterstock.com
Fortnite

Apple permitia que a Epic Games cobrasse por fora

Jogadores podiam fazer pagamentos cruzados na plataforma, mas a própria Epic não quis adotar essa opção

Como muitos de vocês devem estar acompanhando, a Apple e a Epic Games estão se enfrentando no tribunal e cada instante do (longo) julgamento revela uma nova informação sobre a polêmica entre as duas.

Publicidade

De acordo com uma nova reportagem do The Verge, um dos momentos do julgamento girou em torno da chamada “carteira cruzada”. Em Fortnite, isso significa que você pode comprar a moeda do jogo (V-Bucks) com dinheiro real em um dispositivo e gastá-lo em outra plataforma/gadget.

Fato é que a Apple permitia que a Epic implementasse esse recurso em Fortnite até que o jogo fosse retirado da App Store, no ano passado — mas a Epic não quis adotá-lo.

O fato, como observado pelos advogados da Apple, solapa um argumento central da Epic de que os desenvolvedores têm pouca escolha a não ser dar à Apple os 30% sobre o valor de todas as compras dentro do aplicativo.

A juíza Yvonne Gonzalez Rogers perguntou ao CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Epic, Tim Sweeney, por que a opção não foi adicionada em Fortnite. O executivo admitiu que sua empresa “poderia ter instituído o recurso”, mas disse que “não era uma opção muito atraente para usuários”.

Pausar Fortnite para navegar em um site, fazer login, fazer uma transação lá… é extremamente inconveniente. Há uma grande quantidade de processamento de pagamento e atrito com o cliente associados à venda de um item fora desse aplicativo para um usuário.

Benjamin Simon, CEO da empresa que desenvolve o aplicativo de ioga Down Dog, testemunhou que, embora ofereça pagamentos fora do app para seus clientes, as regras da Apple impedem a descoberta da alternativa de pagamento dentro do aplicativo.

Publicidade

Segundo Simon, a Apple rejeitou várias versões de Down Dog por dizer aos usuários que eles poderiam obter um desconto em sua assinatura se inscrevendo pela web.

Publicidade

Do ponto de vista da Apple, os dois executivos estão dando “muita importância a um pequeno inconveniente”. Segundo os advogados da Maçã, usuários podem ter que executar uns passos a mais para economizar assinando/comprando algo fora do app, mas que isso não significa um “bloqueio monopolista”.

E vocês, o que acham?

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Pay é disponibilizado em Israel

Próx. Post

Fornecedora do Face ID receberá US$410 milhões da Apple

Posts Relacionados