O melhor pedaço da Maçã.

Review: iPhoto Library Manager, múltiplas bibliotecas sem múltiplos problemas

Ícone do app iPhoto Library Manager para OS X

Usuários que precisam separar bibliotecas no iPhoto[1], seja pelo tamanho dela ou por sua finalidade (pessoal, profissional, etc.), certamente já encontraram dificuldades com o tradicional aplicativos de fotos da Apple. Para resolver seus problemas, nada mais adequado do que o iPhoto Library Manager, desenvolvido pelo pessoal da Fat Cat Software.

Publicidade

Ícone do app iPhoto Library Manager para OS X

Diferentemente do iTunes, o iPhoto — e o Aperture — não possui um modo para buscar arquivos duplicados, logo, você tem duas opções: 1. deixar sua biblioteca de fotos crescendo em meio ao caos; 2. perder muitas horas analisando foto a foto e ir deletando as duplicadas.

Apesar de poder gerar novas bibliotecas pressionando a tecla Option enquanto clica no ícone do iPhoto, o app não permite a combinação de bibliotecas ou uma simples cópia entre elas, dificultando (e muito) qualquer tentativa de organização mesmo para os mais decididos a fazer isso.

Custando US$30 — uma versão trial está disponível para teste [ZIP] antes da compra —, o iPhoto Library Manager permite que você facilmente gerencie múltiplas bibliotecas, pesquisando e copiando imagens entre elas, localizando arquivos idênticos, combinando e reconstruindo bibliotecas perdidas. Soa bem completo, não? E é!

iPhoto Library Manager

A interface do aplicativo lembra bastante a do iPhoto. Em sua barra de ferramentas você encontra os principais comandos, tais como adicionar, remover, revelar, encontrar duplicadas e combinar bibliotecas. Dois modos de visualização de fotos estão disponíveis (miniaturas ou lista), com metadados e todas as informações de cada arquivo, tais como data, palavras-chave, localização, etc. Se você quer procurar por algo específico, um campo de busca também está presente na barra.

iPhoto Library Manager - Busca

Na barra lateral à esquerda você encontra as bibliotecas que foram adicionadas. Ao selecionar um item, as informações dele são apresentadas à direita em um navegador onde também é possível ampliar/diminuir a imagem para observar detalhes, como é feito no iPhoto. Caso deseje abrir a biblioteca diretamente no iPhoto, basta clicar duas vezes no nome dela.

Copiar fotos é um problema? Claro que não! Se, por exemplo, você deseja mover suas fotos do Natal de 2012 para uma nova biblioteca (apenas de Natais de sua família), basta selecionar as fotos desejadas e arrastá-las para a nova biblioteca. O iPhoto Library Manager abrirá a nova biblioteca no iPhoto e copiará as imagens e suas informações para ela, tudo de forma automática.

iPhoto Library Manager - Copiar

Se você já tem o caos instaurado em suas fotos, não se preocupe. Pelo app é possível combinar múltiplas bibliotecas em uma. Clique no botão “Merge Libraries” na barra de ferramentas, selecione quais bibliotecas deseja combinar e aguarde o processo ser concluído. Durante a combinação, é possível ainda que o iPhoto Library Manager busque fotos duplicadas, seguindo sua definição de qual deve ser mantida e qual deve ser excluída. Se não está certo de como sua biblioteca vai ficar, um modo “Preview” é a escolha mais adequada para você.

iPhoto Library Manager - Merge

Apesar de o iPhoto possuir uma ferramenta para corrigir bibliotecas corrompidas, nos testes que realizei com a ferramenta do iPhoto Library Manager os resultados foram muito superiores. O processo demora um pouco mais, mas a capacidade de recuperação dos dados supera os 90%!

iPhoto Library Manager - Recontruir

O recurso de buscar duplicadas também merece destaque. Criado a partir de um algoritmo desenvolvido pela Fat Cat, uma vez identificadas as fotos você pode definir filtros para elas, mais ou menos no modelo das regras de listas inteligentes do iTunes ou de emails do Mail.

Como critérios temos nota, tamanho, descrição, data de modificação e título. Já como ações temos “Mover para o lixo”, “Marcar com palavra-chave” e “Mover para biblioteca de fotos duplicadas”.

Em meus testes, a ferramenta de busca de fotos duplicadas teve cerca de 70% de eficácia apenas, mas como não é o principal recurso do aplicativo, mantenho minha nota máxima na avaliação do iPhoto Library Manager.

Se você tem problemas com suas fotos, baixe a versão trial [ZIP] e, se aprovar o aplicativo, não deixe de comprá-lo! 😉


Ícone do app iPhoto Library Manager para OS XiPhoto Library Manager [site oficial]

Preço: US$ 30 | 6,3 MB | requer o OS X 10.6 ou superior
Compatível com Macs.
Desenvolvedor(a): Fat Cat Software.


  1. É verdade que em 2015 a Apple substituirá o iPhoto pelo Fotos no OS X. Mas até lá você não precisa sofrer desse mal, não é mesmo? 😉 ↩

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Após problemas sérios com iPhones 6 e 6 Plus, Apple libera o iOS 8.0.2 [atualizado]

Próx. Post

Apple afirma que a maioria dos usuários do OS X não está afetada pela falha “Shellshock”

Posts Relacionados